Famílias afetadas receberam atendimento e suporte apropriado para situações de emergência
As equipes das Defesas Civis municipais continuam de prontidão para eventuais danos e emergências - Foto: Divulgação As regionais de Proteção e Defesa Civil de Tubarão e Criciúma trabalharam intensamente nos municípios de suas áreas de abrangência para ajudar a população quanto aos impactos da passagem do ciclone que atinge a região Sul do Estado.
:: Quer receber gratuitamente notícias por WhatsApp? Acesse aqui
Desde o início do evento, as equipes regionais têm realizado o monitoramento contínuo das condições meteorológicas e repassado informações atualizadas aos coordenadores municipais de Defesa Civil, com orientações sobre medidas preventivas e de resposta.
Neste sábado, 08 de novembro, os ventos de sudeste se intensificam, especialmente na metade leste de Santa Catarina. O vento começa a intensificar durante o começo da manhã no Litoral Sul e ao longo das horas nas áreas do Planalto Sul, Grande Florianópolis, parte do Vale do Itajaí e norte catarinense.
Os ventos médios variam entre 30 e 40 km/h e as rajadas variam entre 70 e 90 km/h, podendo ser ainda mais fortes nas áreas litorâneas e serranas. O risco é moderado a muito alto para ocorrências associadas a destelhamentos, dano na rede elétrica e queda de galhos e árvores.
Ao longo da noite, com o afastamento do sistema, a intensidade dos ventos diminui gradativamente.
As Defesas Civis municipais permanecem ativas, mantendo as comunidades informadas sobre as condições do tempo e os possíveis riscos associados, além de prestar apoio direto às famílias afetadas, seja por meio de atendimento emergencial, fornecimento de materiais de assistência humanitária ou suporte na avaliação de danos.
O trabalho integrado entre as Regionais e os municípios tem sido fundamental para minimizar os impactos do fenômeno e garantir uma resposta rápida e eficaz às ocorrências registradas.
Confira algumas ações de atendimento pontuais realizadas ao longo da noite da última sexta-feira e madrugada deste sábado, 07 e 08 de novembro:
1. Município: Pescaria Brava
Na noite da última sexta-feira, 07 de novembro, o município de Pescaria Brava registrou um deslizamento na rua Nestor de Aguiar, bairro Santiago. O evento ocorreu em decorrência da instabilidade do solo após o período de chuvas contínuas.
2. Município: Orleans
Queda de árvore de grande porte sobre a SC que corta o município, o Corpo de Bombeiros Militar realizou o corte e a retirada da pista.
3. Município: Lauro Muller
Queda de árvore de médio porte sobre a SC que corta o município, o Corpo de Bombeiros Militar realizou o corte e a retirada da pista.
Danos e impactos registrados:
Desalojados: 03
Desabrigados: 0
Casas afetadas: 1
Edificações públicas danificadas: 0
Edificações comerciais danificadas: 0
Vias interditadas: 00
Comunidades isoladas: 00
Abrigos abertos: 00
Possível solicitação de IAH: Não
Decretação SE: Não