O evento celebra o fortalecimento do agronegócio catarinense
Feira também cumpre um papel importante de aproximação com a comunidade - Foto: Divulgação A 7ª Feira Agropecuária de Tubarão foi oficialmente aberta na noite da última sexta-feira, 30 de maio, na Arena Multiuso Prefeito Estêner Soratto da Silva, reunindo produtores rurais, técnicos, autoridades, lideranças do setor e famílias de toda a região.
:: Quer receber gratuitamente notícias por WhatsApp? Acesse aqui
O evento celebra o fortalecimento do agronegócio catarinense, com uma programação voltada à geração de conhecimento, estímulo aos negócios, valorização da cultura do campo e lazer.
Foram registradas e convidadas para compor o palco as seguintes autoridades: Djalma Figueiredo Júnior, presidente da Associação de Pecuaristas de Tubarão e Região; Estêner Soratto, prefeito de Tubarão; Denis Matiola, vice-prefeito de Tubarão; Marcos Savi Mondo, secretário de Agricultura de Tubarão; Felippe Tessmann, presidente da Câmara de Vereadores de Tubarão; vereadores de Tubarão, Matheus Madeira, Rafael Tchê e Everson Martins; Dionísio Bressan, presidente da Copagro; Henrique da Silva Corrêa, gerente regional da Cidasc; Gustavo Claudino, presidente da Cidasc; Jonathan da Rosa Pereira, presidente da Cooperazul; Edmilson Costa Moreira, presidente do Ceasa; Maicon dos Reis Soares, presidente do Sindicato Rural e representante do sistema Faesc; e os deputados estaduais José Milton Scheffer e Volnei Weber.
Com entrada gratuita, a Feira conta com programação técnica, exposição de animais, leilão, comercialização de produtos coloniais e espaço para instituições ligadas ao setor.
O evento tem se apresentado como um ponto de encontro entre gerações, promovendo conexões que vão da tradição às novas tecnologias, reforçando o papel da agropecuária no desenvolvimento econômico e social da região.
Para o presidente da Associação de Pecuaristas de Tubarão, entidade organizadora do evento, a Feira também cumpre um papel importante de aproximação com a comunidade.
“A gente preparou uma programação completa, que vai do produtor ao consumidor, e que também pensa nas famílias. Tem espaço para as crianças, apresentações culturais, gastronomia e muito mais. É um evento para todos que valorizam o campo e querem vivenciar um pouco dessa realidade”, compartilha Djalma Figueiredo.
O secretário de Agricultura de Tubarão, Marcos Savi Mondo, ressaltou o papel estratégico da feira no estímulo à produção e no fortalecimento do agronegócio local. "Eventos como esse são fundamentais para evidenciar a importância da nossa agricultura, valorizar quem produz e fomentar o desenvolvimento do setor", destacou.
O vereador Rafael Tchê, representando o Agro, parabenizou a iniciativa de realizar a feira na região central da cidade.
"Foi uma excelente decisão trazer esse evento para a cidade. O agro tem força em Tubarão e merece essa visibilidade. Esse foi um sonho de menino que foi realizado", afirmou.
O vice-prefeito, Denis Matiola, lembrou o compromisso contínuo com o setor rural.
"Esse espaço já foi palco de grandes feiras e, agora, ver esses corredores cheios novamente é uma grande alegria. O governo está sempre apoiando. Uma frase que é muito conhecida, mas vale lembrar: se o colono não planta, a cidade não come", enfatizou.
Dionísio, presidente da Copagro, reforçou a importância do reconhecimento ao produtor rural.
"Precisamos valorizar quem faz. Parabenizo a organização pela iniciativa e, principalmente, pela dedicação para que esse evento ocorresse. Tubarão também é agro e tem um potencial muito grande. O agronegócio é um dos setores mais relevantes da nossa economia", pontuou.
Felippe Tessmann, presidente da Câmara de Vereadores, falou sobre o impacto econômico da atividade.
"O agro representa uma parte essencial da economia local. Foi uma excelente escolha trazer a feira para a região central. Tenho certeza de que as próximas edições crescerão ainda mais, dando maior destaque aos nossos produtores", comemorou.
O deputado estadual José Milton Scheffer destacou o protagonismo de Santa Catarina na produção nacional.
"Temos uma cadeia produtiva eficiente que começa na propriedade e movimenta diversos setores. Nosso produtor é competente. Somos o quinto maior produtor de alimentos do país. Tubarão está de parabéns por reconhecer e valorizar esses trabalhadores. Essa feira é uma vitrine tecnológica, promove negócios e reforça a força da nossa agricultura", disse.
O também deputado estadual Volnei Weber ressaltou o compromisso coletivo em torno do evento.
"Esse trabalho representa o comprometimento do município com o setor e, principalmente, demonstra a união entre as entidades envolvidas. A mudança de local ampliou o alcance e a visibilidade do evento. Nesta oportunidade, parabenizo, em especial, o homem do campo", declarou.
O prefeito Estêner Soratto reforçou a vocação agropecuária do município. "Tubarão é agro. Temos um setor rural forte e essa visibilidade é essencial. É uma grande alegria receber a feira nesse novo espaço, ainda mais integrando a programação dos 155 anos da nossa cidade. Só temos a agradecer e parabenizar todos os expositores e organizadores", disse.
Durante o evento, o prefeito também anunciou um investimento importante para o setor: a assinatura de uma compra de R$ 12 milhões, realizada nesta sexta-feira (30), em maquinários pesados, que irão beneficiar diretamente a área rural do município.
Programação segue até domingo
Neste sábado, 31 de maio, a programação da Feira Agropecuária de Tubarão estará em dois locais da cidade. No Centro de Treinamento de Tubarão (Cetuba), no bairro São Martinho, as atividades iniciam às 9h15 com o Dia de Campo promovido pela Epagri.
Em seguida, às 10h30, será realizada uma palestra técnica sobre recria de terneiros, com foco em estratégias para aumentar a rentabilidade da pecuária de corte. Já às 11h, os visitantes poderão conhecer de perto os animais que participarão do tradicional leilão.
Na Arena Multiuso Prefeito Estêner Soratto da Silva, onde ocorrem as principais atrações da Feira, os portões abrem às 9h e seguem com programação até a meia-noite.
O espaço conta com estrutura completa, incluindo área kids, praça de alimentação, estandes de expositores, visitação de animais e diversas atividades.
Entre os destaques do dia estão o leilão de terneiros e terneiras, marcado para às 17h30, com transmissão ao vivo diretamente da Arena Multiuso para o canal Camargo Agronegócios no YouTube, além de shows ao vivo, que acontecem às 11h e às 22h, garantindo momentos de lazer para toda a família.
No domingo, 1º de junho, a Feira Agropecuária de Tubarão abre os portões às 9h e segue até as 16h. Haverá show ao vivo às 11h30 e o tradicional almoço com churrasco a partir das 12h30, encerrando a programação às 16 horas.
Saiba mais sobre o evento
A 7ª Feira Agropecuária de Tubarão é uma realização da Associação dos Pecuaristas de Tubarão e Região, com apoio da Prefeitura de Tubarão, por meio da Secretaria de Agricultura e Interior.
A expectativa da organização é superar os números da edição anterior, que movimentou R$ 6,8 milhões e recebeu 12 mil visitantes.
Com a nova estrutura integrada entre a Arena Multiuso e o Cetuba, a feira pretende ultrapassar a marca de 30 mil visitantes, ampliar o volume de negócios e fortalecer sua posição como uma das mais relevantes do agronegócio catarinense.