Em Santa Catarina quase seis mil pessoas estão desabrigadas
Considerando as chuvas registradas desde o dia 14 de novembro, passa para 67 os municípios atingidos que registraram as ocorrências junto à Defesa Civil do Estado. Subiu para 71 o número de cidades em situação de emergência, sendo 11 em estado de calamidade pública: Trombudo Central, Rio do Sul, Vidal Ramos, Rio do Oeste, Pouso Redondo, Botuverá, São João Batista, Agrolândia, Braço do Trombudo, Agronômica e Lontras.
:: Quer receber gratuitamente notícias por WhatsApp? Acesse aqui
Na tarde do último domingo, 19 de novembro, o governador Jorginho Mello esteve no Alto Vale do Itajaí, acompanhando os estragos e em reuniões para agilizar a assistência do Estado. O governador e equipe estiveram em Rio do Sul, Trombudo Central, Rio do Oeste, Agrolândia, Agronômica e Taió.
“Nós temos que erguer a cabeça e enfrentar. As famílias já estão limpando tudo para recomeçar a vida e eu como governador já disse aqui que vamos encarar isso. Eu quero fazer o que ninguém conseguiu fazer para mudar essa triste realidade no nosso estado. Dinheiro a gente vai atrás. Com a ajuda dos poderes vamos constituir um fundo permanente e vou conversar com o Governo Federal. Queremos saber o que já veio de recursos e o que virá de fato para as prefeituras”, destacou o governador Jorginho Mello.
A Região Oeste continua sendo a mais impactada. As ocorrências estão relacionadas com as fortes chuvas, temporais, inundações, vendavais, alagamentos, granizo e enxurradas. Vale ressaltar que existem informações de municípios com ocorrências que ainda não foram reportadas para a SDC pois as equipes técnicas estão em atendimento nos municípios.
De acordo com o Relatório elaborado e emitido pela Diretoria de Gestão de Desastres, da Secretaria de Estado da Proteção e Defesa Civil (SDC), ocorreram três mortes, sendo duas mulheres, no município de Taió, no dia 16 de novembro, e um homem no município de Palmitos. Já na noite da última sexta-feira, 17 de novembro, um homem desapareceu em Praia Grande.