Os resultados da modalidade foram divulgados pelo IBGE
O estado apresenta uma proporção de 90,6% de domicílios nessa condição de segurança alimentar - Foto: Divulgação Santa Catarina tem a maior proporção de domicílios em situação de Segurança Alimentar no país, conforme Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua Anual (PNADC/A) de 2024.
:: Quer receber gratuitamente notícias por WhatsApp? Acesse aqui
Os resultados da modalidade de Segurança Alimentar foram divulgados pelo IBGE no último dia 10 de outubro.
O estado ocupa o topo do ranking de Segurança Alimentar no país, apresentando uma proporção de 90,6% de domicílios nessa condição. Espírito Santo conquistou o segundo melhor resultado, com 86,5%, enquanto o Rio Grande do Sul ficou em terceiro, com 85,2%. O Paraná ficou em quarto (84,7%) e Goiás em quinto (82,1%).
A coordenadora de Segurança Alimentar de Santa Catarina, Juliana Rocha Pires, reforça que a segurança alimentar envolve também a Saúde, Educação, Assistência e Agricultura. “É um conjunto de esforços que caminham lado a lado para garantir o direito básico à alimentação de qualidade”, diz.
Ela comenta que na Agricultura, por exemplo, a atuação é voltada para fortalecer a produção e torná-la mais sustentável. Isso inclui programas de redução do uso de agrotóxicos, incentivo à produção orgânica e distribuição de sementes para pequenos agricultores.