Deputado federal Jorge Goetten assume o comando do partido
A executiva nacional do Republicanos, presidida pelo deputado federal Marcos Pereira (SP), destituiu oficialmente o ex-governador Carlos Moisés da Silva da presidência e toda a executiva estadual do Republicanos de Santa Catarina.
:: Quer receber gratuitamente notícias por WhatsApp? Acesse aqui
O partido enviou uma nota oficial nesta sexta-feira, 14 de junho, informando que a partir desta data quem assume o comando da sigla no Estado é o também deputado federal catarinense Jorge Goetten, ex-PL e homem que representa o governador Jorginho Mello na Câmara dos Deputados.
Goetten deixou o PL com uma carta de permissão de Valdemar Costa Neto e Jair Bolsonaro para assumir o Republicanos, ato que lhe dá garantia jurídica para que não perca o mandato para um suplente, caso houvesse uma solicitação no Tribunal Regional Eleitoral.
Marcos Pereira diz na nota que garantirá e preservará todos os acordos feitos por Carlos Moisés para as eleições municipais deste ano. Hoje, um dos maiores aliados do Republicanos é o PSD, de Eron Giordani, e já firmou parceria em cidades como Itajaí, Florianópolis, Joinville e São José.
A troca de comando coloca o Republicanos no colo do governador Jorginho Mello, que tira o partido de Marcos Pereira da aliança com o PSD e o trás para a sua reeleição em 2026.
Além de Jorge Goetten assumir a presidência, Juca Mello, irmão de Jorginho Mello, deve ser o vice-presidente, mantendo o deputado estadual Sérgio Motta e a sua esposa, Márcia Passos Ribeito, na executiva estadual, representando o grupo evangélico de Santa Catarina.
Com isso, não se sabe se realmente o ex-governador Carlos Moises teve a garantia de Marcos Pereira da sua permanência até depois da eleição ou se Marcos Pereira deu essa garantia, mas depois continuou com o processo de fritura de Moisés em Santa Catarina. O tempo dirá.
As informações são do Portal Making Of.