Esta é a quarta massa de ar frio de origem polar no Sul do Brasil em 2025, segundo a Epagri/Ciram
Ainda na quarta-feira, as máximas não passam dos 15°C em todas as regiões - Foto: Divulgação A onda de frio em Santa Catarina vem provocando manhãs congelantes e tardes geladas. Porém, esse frio já tem data para perder a força.
:: Quer receber gratuitamente notícias por WhatsApp? Acesse aqui
De acordo com a Defesa Civil, as temperaturas começam a subir de forma gradual a partir da tarde de quinta-feira (3), com o afastamento da massa de ar frio de origem polar.
É nesta data, também, que o alerta laranja do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) para a onda de frio termina, às 8h. De acordo com a Epagri/Ciram, esta é a quarta massa de ar frio de origem polar no Sul do Brasil em 2025 e a segunda do inverno.
A partir de quinta-feira, a probabilidade de geada também diminui consideravelmente, de acordo com as imagens de satélite da Epagri.
Enquanto na quarta-feira, 02 de junho, a possibilidade é de 100% na maior parte do estado, na sexta-feira (4) a probabilidade diminui para 60% e se limita aos municípios da Serra catarinense.
Segundo a Defesa Civil, o risco é moderado a alto para ocorrências relacionadas às baixas temperaturas, como grande desconforto térmico, agravamento de doenças cardiorrespiratórias e hipotermia, pelo menos até a manhã de quinta-feira.
No Litoral e no Vale do Itajaí, o dia mais frio da semana deve ser a quarta-feira, quando as mínimas ficam entre 0°C e 10°C. No Grande Oeste e Planaltos, as mínimas oscilam entre -2°C e 3°C, podendo chegar a temperaturas ainda mais baixas nos pontos mais altos da Serra.
Ainda na quarta-feira, as máximas não passam dos 15°C em todas as regiões e permanecem abaixo dos 10°C nos Planaltos.