Obras nas serras da Rocinha e do Faxinal, aguardadas há décadas por catarinenses e gaúchos, serão inauguradas no ano que vem
Investimento de R$ 76 milhões promete transformar a Serra do Faxinal em um importante corredor do turismo - Foto: Prefeitura de Praia Grande Catarinenses e gaúchos vivem a expectativa pela entrega de duas obras históricas, com potencial de criar uma nova fronteira turística entre os dois estados.
:: Quer receber gratuitamente notícias por WhatsApp? Acesse aqui
Trata-se da pavimentação da Serra da Rocinha, na BR-285 entre Timbé do Sul e São José dos Ausentes (RS), e da Serra do Faxinal, na SC-290 entre Praia Grande e Cambará do Sul (RS).
A Serra da Rocinha e a Serra do Faxinal são quase paralelas e não se conectam fisicamente por uma mesma estrada, mas formam um corredor conjunto que liga litoral, cânions e áreas de neve, funcionando como rotas complementares entre SC e RS. Ambas ascendem pela mesma cadeia de montanhas formada pela Serra Geral.
As obras na Serra do Faxinal já ultrapassam 85% de execução e têm previsão de entrega no primeiro semestre de 2026. O investimento total é de R$ 76 milhões, proveniente do programa Estrada Boa, do Governo do Estado. O projeto compreende a pavimentação em concreto por 15 quilômetros, instalação de sistemas de drenagem e execução de 16 estruturas de contenção de encostas.
Serra do Faxinal é fundamental para a mobilidade de turistas catarinenses e gaúchos, já que liga os dois estados em uma região famosa pelos cânions dos Parques Nacionais de Aparados da Serra e da Serra Geral. Também é considerada estratégica para o escoamento da produção regional.
O que tem nessa região?
Esta área é conhecida como “Rota dos Grandes Canyons do Brasil”. Localizados na divisa entre Santa Catarina e Rio Grande do Sul, e administrados pelo Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMbio), os Parques Nacionais de Aparados da Serra e da Serra Geral estão entre as maiores atrações turísticas da região.
Do lado catarinense, destacam-se os municípios de Praia Grande, Jacinto Machado, Timbé do Sul e Morro Grande. Já do lado gaúcho, Cambará do Sul é o principal ponto de acesso.
A região oferece infraestrutura turística completa, incluindo hospedagem e diversas atividades: caminhadas rústicas, rapel, passeios de quadriciclo e a cavalo, além da tradicional boia-cross. É uma boa opção para quem curte atividades ao ar livre, esportes de aventura e trilhas em meio à natureza.
A estrada facilitará o deslocamento de turistas que buscam o frio da serra, com direito a neve, como ocorreu em São José dos Ausentes, em maio, e em Cambará do Sul, em agosto. A Serra do Faxinal também se consolidará como importante acesso aos municípios de Gramado e Canela, os principais destinos turísticos da Serra Gaúcha.
Diferente da Serra do Faxinal, a Serra da Rocinha está dividida em dois lotes que serão entregues em momentos diferentes, mas ambos em 2026. O lote catarinense é o mais complexo, além de ser o mais adiantado, e tem previsão de inauguração em março. A pavimentação é aguardada há mais de 70 anos.
As obras acontecem no km 50, com a construção de uma contenção com cerca de 50 metros de altura. Essa estrutura é projetada para prevenir novos deslizamentos e garantir a segurança dos usuários da rodovia. O valor do investimento apenas neste ponto da obra é de R$ 62 milhões. O contrato prevê ainda a pavimentação de mais 210 metros da rodovia.
O lado gaúcho, em São José dos Ausentes, possui menos de 40% de conclusão. Por ser um trecho praticamente plano, a obra avança rapidamente e será concluída no segundo semestre do ano que vem.
São 8,3 quilômetros de pavimentação, com obras concentradas ainda na construção da ponte sobre o Rio das Antas, considerada a parte mais complexa tanto do ponto de vista da engenharia quanto pela sensibilidade ambiental. A estrutura terá 400,4 metros de extensão e 59,52 metros de altura.
No total, o projeto custará R$ 120 milhões, recurso garantido pelo Novo PAC (Programa de Aceleração do Crescimento). A expectativa é de que esta etapa também seja entregue em 2026, embora ainda sem mês definido.
BR-285 corta o Brasil de leste a oeste
A BR-285 possui 744,3 quilômetros de extensão, entre Araranguá e São Borja (RS), na fronteira com a Argentina, onde se conecta à Ruta Nacional 14 pela Ponte Internacional sobre o Rio Uruguai. Por isso, a conclusão da Serra da Rocinha oferecerá uma nova rota para os argentinos acessarem as praias catarinenses.
A conclusão da obra será uma vantagem também para o Porto de Imbituba, já que a rodovia federal será uma alternativa para o fluxo da produção até a área portuária catarinense. Trata-se de cereais, produtos refrigerados, indústria moveleira, metalúrgica e de componentes da indústria automobilística.