Diária passa a corresponder a 24 horas, incluindo período de limpeza e higienização
Diária em hotéis terá de valer por 24h, já incluindo tempo de limpeza e higienização - Foto: Agência Brasil O Ministério do Turismo atualizou as regras de check-in e check-out em hotéis, pousadas, resorts, apart-hotéis e flats no Brasil.
:: Quer receber gratuitamente notícias por WhatsApp? Acesse aqui
De acordo com a nova portaria, a diária deve corresponder a 24 horas, já considerando o período necessário para arrumação, higiene e limpeza do quarto. Os estabelecimentos terão até três horas para realizar esses serviços, que devem estar inclusos no valor da diária, sem cobrança extra.
Taxas adicionais poderão ser cobradas apenas em casos de check-in antecipado ou check-out tardio, desde que o hóspede seja informado previamente e que isso não prejudique o cumprimento das normas. Os procedimentos obrigatórios incluem a higienização completa da unidade, além da troca de roupa de cama e toalhas.
O hóspede deve ser informado sobre o tempo estimado para a limpeza e pode dispensar a arrumação, desde que isso não comprometa as condições de higiene ou a segurança sanitária do local.
As hospedagens continuam livres para definir os horários de check-in e check-out, mas essas informações precisam ser comunicadas de forma clara e antecipada pelos canais do hotel, agências de turismo ou plataformas de reservas.