Fechar [x]
APOIE-NOS
Tubarão/SC
27 °C
17 °C

Microempresas impulsionam a geração de empregos e fortalecem a economia catarinense

A Secretaria de Estado do Planejamento (Seplan) lançou na última terça, 24, uma nova edição do Informativo Mensal de Empregos

Por Redação, Revista Única
25/06/2025 - 08h45
As microempresas (ME) geraram 70,5% do saldo de empregos formais no último mês de abril - Foto: Divulgação

As microempresas foram responsáveis pela maior parte dos novos empregos em abril de 2025 em Santa Catarina.

:: Quer receber gratuitamente notícias por WhatsApp? Acesse aqui

No mês de referência, as microempresas (ME) geraram 70,5% do saldo de empregos formais da Indústria, Construção, Comércio e Serviços no estado.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

A Secretaria de Estado do Planejamento (Seplan) lançou na última terça-feira, 24 de junho, uma nova edição do Informativo Mensal de Empregos. A publicação traz como destaque a análise do emprego por tamanho do estabelecimento.

Os resultados têm como base os microdados do Novo Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Novo Caged), analisados pela equipe de economistas da Diretoria de Políticas Públicas da Seplan.

“O catarinense é um povo empreendedor e o Estado tem criado um ambiente propício para o negócio próprio. Temos ações que facilitam a abertura de empresas, ampliam o crédito subsidiado e garantem segurança pública e segurança jurídica para quem deseja empreender”, destacou o governador Jorginho Mello.

No acumulado do ano, as microempresas criaram 41,8% das novas vagas de trabalho em solo catarinense, enquanto as grandes empresas geraram 24,2%, um índice também relevante. As pequenas e médias empresas ofereceram, juntas, 34% das novas contratações.

Os dados evidenciam a dinâmica do mercado, onde os diferentes portes de empresas desempenham papéis complementares na oferta de emprego e fortalecimento da economia. 

O secretário de Estado do Planejamento, Fabricio Oliveira, avalia que os resultados refletem o investimento do Governo de Santa Catarina no subsídio a operações de crédito para micro e pequenas empresas do estado.

“Os dados convergem para a evidência de que as políticas públicas têm favorecido a vitalidade econômica e o empreendedorismo, ao mesmo tempo que alavancam o emprego e a qualificação profissional”, afirmou Fabricio Oliveira.

Trata-se do subsídio para operações de crédito via Pronampe Santa Catarina e Juro Zero, que beneficiaram cerca de 30 mil CNPJs no último ano.

Para tanto, foram aplicados R$37,8 milhões no fomento às microempresas, pequenas empresas e aos microempreendedores individuais (MEI).

+Lidas

Revista Única
www.lerunica.com.br
© 2019 - 2025 Copyright Revista Única

Demand Tecnologia

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com a nossa Política de Privacidade. FECHAR