Fechar [x]
APOIE-NOS
Tubarão/SC
13 °C
9 °C

Lanço captura milhares de tainhas

O governador Jorginho Mello esteve com pescadores da praia da Barra da Lagoa

Por Redação
23/05/2024 - 08h47.Atualizada em 23/05/2024 - 08h48
A pesca de arrasto de praia é uma tradição de Santa Catarina - Foto: Roberto Zacarias

O governador Jorginho Mello esteve com pescadores da praia da Barra da Lagoa, na manhã da última quarta-feira, 22 de maio, em Florianópolis, para acompanhar um lanço para a captura de tainhas.

:: Quer receber gratuitamente notícias por WhatsApp? Acesse aqui

A rede de pesca foi lançada ao mar por volta das 7h30 da manhã e após três horas foi trazida para a areia com aproximadamente 10 mil tainhas, segundo as estimativas dos pescadores.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Conforme a tradição, o peixe é dividido entre os pescadores que integram o rancho que realizou o lanço. Quem ajudou a puxar a rede também ganhou uma tainha.

“Tive sorte hoje e fui pé quente com essas milhares de tainhas que foram pescadas. Eu criei a Secretaria da Pesca e Aquicultura para fomentar e ajudar o nosso pescador. Estamos aqui participando desse momento para prestigiar essas pessoas que vivem da pesca e tiram seu sustento do mar”, destacou o governador Jorginho Mello.

A mobilização, no Rancho do Saragaço, envolveu cerca de 20 pescadores e também contou com a presença de outras autoridades como o secretário da Aquicultura e Pesca, Tiago Bolam Frigo e o prefeito de Florianópolis, Topázio Neto.

A pesca de arrasto de praia é uma tradição de Santa Catarina e mobiliza todos os anos centenas de pescadores em todo o litoral. Eles ficam abrigados em ranchos de pesca na beira da praia esperando a época das tainhas para jogar a rede no mar. A tradição é passada de geração para geração e e faz parte da origem açoriana.

“Desde que criou a Secretaria da Aquicultura e Pesca (SAQ), o governador Jorginho Mello tem nos apoiando muito, apoiado o pescador. Já tivemos conquistas importantes como reverter a proibição do cerco traineira que conseguimos para esse ano, aumentamos um pouco a cota do emalhe anilhado e continuamos firmes apoiando o pescador”, reforçou o secretário Tiago Bolan Frigo.

+Lidas

Revista Única
www.lerunica.com.br
© 2019 - 2024 Copyright Revista Única

Demand Tecnologia

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com a nossa Política de Privacidade. FECHAR