Gestores municipais teriam comprado materiais de construção com dinheiro público para conquistar votos da população
Justiça confirma cassação de prefeito de Pouso Redondo, Alto Vale do Itajaí, por compra de votos e abuso de poder – Foto: Rafael Neitzke Tambozi A Justiça Eleitoral da 57ª Zona Eleitoral de Trombudo Central manteve a cassação do mandato do prefeito Rafael Tambozi (PL) e da vice-prefeita Joseane da Silva (PL), de Pouso Redondo, Alto Vale do Itajaí, mesmo após recursos apresentados pela defesa.
:: Quer receber gratuitamente notícias por WhatsApp? Acesse aqui
Os embargos do MPSC (Ministério Público de Santa Catarina) também foram acolhidos, resultando na condenação de Rafael ao pagamento de 10 mil UFIRs (Unidades Fiscais de Referência), o equivalente a cerca de R$ 50 mil.
A cassação foi motivada por compra de votos e abuso de poder político e econômico. Por enquanto, o prefeito e a vice-prefeita permanecem no cargo.
Segundo a investigação, materiais de construção, como pisos, ferros e brita, comprados com recursos públicos pela prefeitura teriam sido entregues a moradores em pleno ano eleitoral.
A situação se agrava porque, conforme apurado pelo MPSC (Ministério Público de Santa Catarina), um servidor temporário contratado pela prefeitura teria sido o responsável por coordenar as entregas, mantendo contato com uma empresa fornecedora e levando os materiais diretamente para casas de eleitores.
Além da cassação do mandato, o prefeito Rafael foi declarado inelegível por oito anos e ainda recebeu uma multa extra de 20% do valor da causa por divulgar informações de um processo que corre em segredo de justiça.
A Justiça determinou a realização de novas eleições em Pouso Redondo. O TRE/SC (Tribunal Regional Eleitoral de Santa Catarina) já foi comunicado para organizar o novo pleito.
O que diz a defesa do prefeito
A defesa do prefeito Rafael Tambozi afirma que recebe com serenidade a decisão do juízo eleitoral da comarca de Trombudo Central, mas que não concorda com a decisão e irá encaminhar um novo recurso ao TRE/SC.
“A defesa segue confiante na reforma da decisão com a manutenção da soberania popular, que elegeu com mais de 67% dos votos Rafael e Josi para o mandato de 2025 a 2028 de prefeito e vice do Município de Pouso Redondo”, conclui a nota da defesa.