A ação foi realizada pela Polícia Federal na manhã desta quinta, 18
Policiais encontraram cerca de sete terabytes de imagens e vídeos - Foto: Divulgação Um homem de 58 anos foi preso pela Polícia Federal por armazenar material de abuso sexual infantil na internet. A prisão ocorreu na manhã desta quinta-feira, 18 de setembro, em Florianópolis.
:: Quer receber gratuitamente notícias por WhatsApp? Acesse aqui
Durante buscas na casa do suspeito, os policiais encontraram cerca de sete terabytes de imagens e vídeos com cenas de abuso infantojuvenil. Foram apreendidos equipamentos de informática, celulares e mídias de armazenamento.
Segundo a Polícia Federal, ainda não é possível estimar quantos arquivos o homem armazenava, mas são milhares de imagens. O material ainda vai passar por perícia.
Ao considerar, por exemplo, o tamanho médio de 5 MB para uma foto JPEG, formato amplamente utilizado em fotografias digitais de celulares de alta qualidade, a apreensão da Polícia Federal representaria 1,4 milhão de fotos.
Em formato de vídeo, estimando uma duração de um minuto por arquivo, os 7 TB representariam cerca de 35 mil vídeos Full HD com alta qualidade. Para vídeos de cinco minutos, por exemplo, seria possível armazenar 14 mil arquivos de alta qualidade.
A corporação identificou o suspeito e o local onde o crime era praticado através de técnicas de investigação cibernética e monitoramento em redes P2P (peer-to-peer).
A investigação vai seguir com a análise dos materiais apreendidos, em que podem ser identificados outros criminosos. O homem foi preso em flagrante e pode responder pelo crime de armazenamento de material pornográfico infantojuvenil.