Nesta etapa, o investimento vai ser de quase R$ 3 milhões
O governador Jorginho Mello assinou na última segunda-feira, 24 de março, em Joinville, a ordem de serviço para o Estudo de Impacto Ambiental (EIA/RIMA) da obra da Via Mar, o corredor alternativo à BR-101 no Litoral Norte.
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O levantamento é fundamental para definir o melhor traçado, garantir a compatibilização ambiental dos quatro projetos em desenvolvimento e viabilizar o licenciamento ambiental da proposta.
A oficialização foi concretizada durante o evento O Norte encontra o Norte, na Associação Empresarial de Joinville (Acij).
“É mais um passo que a gente dá para trazer uma solução ao drama de quem precisa da BR-101. A rodovia colapsou sob a responsabilidade do governo federal e da concessionária. E como parece que eles não estão querendo se mexer para resolver a gente achou essa solução. É um projeto de longo prazo, de muito tempo, mas que alguém precisa fazer. Estamos com o pé no fundo do acelerador para dar agilidade e o estudo ambiental é uma etapa importante para montarmos desde o traçado aos detalhes do projeto. Vai ajudar a escoar a produção nos nossos portos, melhorar a vida do catarinense e fomentar mais o turismo”, disse o governador Jorginho Mello.
O Corredor Litorâneo Norte Via Mar será viabilizado por meio de parceria público privada (PPP).
Serão 145 quilômetros de estrada, como alternativa à BR-101, entre Joinville e o anel viário da Grande Florianópolis, região que sofre com grandes congestionamentos em vários trechos.
Estudo
Nesta etapa, o investimento vai ser de quase R$ 3 milhões, com prazo total de execução de 750 dias.
O estudo para solicitação da Licença Prévia está previsto para ser concluído em até um ano, enquanto o período restante será dedicado à obtenção da Licença Ambiental de Instalação de cada projeto.
Com 60% da população catarinense vivendo na faixa litorânea, a Via Mar será uma revolução na mobilidade, reduzindo custos logísticos e conectando rapidamente os principais portos de Itajaí e São Francisco do Sul.
O projeto chega para destravar o tráfego e impulsionar a economia catarinense como nunca antes.