Massa de ar polar derrubou as temperaturas
Em espetáculo do inverno catarinense, geada cobre campos de São Joaquim nesta manhã – Foto: Mycchel Legnaghi/São Joaquim Online O inverno 2025 começou com queda brusca nas temperaturas e geada em Santa Catarina.
:: Quer receber gratuitamente notícias por WhatsApp? Acesse aqui
Após registrar o dia mais frio do ano na última terça-feira, 24 de junho, o estado voltou a amanhecer com termômetros abaixo de 0°C nesta quarta-feira, 25 de junho.
A primeira onda de frio da estação foi provocada por uma massa de ar polar, que trouxe tempo gelado e seco para as regiões Sul e Sudeste.
O Inmet (Instituto Nacional de Meteorologia) colocou Santa Catarina sob alerta laranja e amarelo até sexta-feira, 27 de junho.
A Defesa Civil de Santa Catarina também alertou para risco alto de ocorrências associadas ao desconforto térmico, agravamento de doenças cardiorrespiratórias, hipotermia e congelamento de pistas nas áreas mais suscetíveis.
Conforme o monitoramento da Epagri/Ciram, a menor temperatura registrada nesta manhã foi de -8,03°C em Urupema.
O Vale do Caminhos da Neve, que amanheceu coberto pela geada em São Joaquim, chegou a -7,67°C.
Na capital Florianópolis, que havia registrado mínima de 7°C na terça-feira, os termômetros alcançaram 0,84°C na estação de Carijós, às 7h da manhã.
O tempo é ensolarado em todo o estado nesta quarta. Contudo, o predomínio do sol dá lugar à instabilidade a partir de quinta-feira, 26 de junho, com previsão de chuva ao longo do dia em todas as regiões.
A passagem de uma frente fria traz risco de temporais localizados e a temperatura permanece baixa.
Segundo a Epagri/Ciram, a formação de um ciclone extratropical no litoral do Rio Grande do Sul bagunça o tempo no sábado, 28 de junho.