Modelo que nasceu em Meleiro, Sul do Estado, deixou o trabalho na roça para perseverar na tão sonhada carreira
Em meio a uma infância trabalhosa e sem certezas para o futuro, Josiane Manenti, 38 anos, sempre teve em seu coração uma chama ascendente para a trajetória que queria trilhar. Mesmo acompanhando o trabalho da família na roça, no interior de Meleiro, no Sul do Estado, ela sabia que queria ser modelo. Além de sua determinação, ela cultivou outra grande aliada, a alegria.
:: Quer receber notícias, gratuitamente, por WhatsApp? Acesse aqui
Foi com uma maneira positiva e grata de viver cada dia que ela vivenciou seus primeiros anos enquanto a família se dedicava à lavoura de fumo. Até mesmo para ir para a escola ela teve que esperar – moravam afastados dos centros de educação infantil. “Eu sempre soube que queria ser modelo, mesmo antes de começar a estudar, o que foi acontecer quando eu já tinha quase nove anos”, relembra.
O que a princípio parecia uma primeira possibilidade para abrir portas foi, na verdade, outro grande obstáculo que lapidou Josiane sobre a importância da persistência. “Eu era muito magra, sofria bullyng, era chamada de Olívia Palito, entre outros apelidos que remetiam à minha magreza. Eu lembro de ir sempre com diversos pares de meia para engrossar minhas pernas finas e amenizar minha vergonha”, confidencia.
Com nove anos ela fazia comida e cuidava do filho do irmão, para que ele pudesse ajudar na roça. E garante que fazia com gosto porque queria ajudar a ganhar dinheiro para comprar uma casa para a família.
“Até que meu pai veio a falecer bem novo – com 52 anos – e não tínhamos mais força para trabalhar com fumo. Meu pai era nosso porto seguro”, conta. “Vendemos os animais e pegamos um dinheirinho que tínhamos guardado para comprarmos uma casinha”, completa.
Josiane lembra que sua irmã trabalhava em uma fábrica maior e dava todo dinheiro para a mãe. “Eu estudava meio período e comecei a trabalhar em um mercadinho. Minha mãe fazia faxinas, com 16 anos eu comecei a estudar à noite”, explica.
Para aumentar as chances de conseguir realizar seu sonho, Josiane revela que tinha um tio rico que morava no Paraná. Teve a ideia para pedir um curso de modelo, mas a mãe não queria. “Liguei escondido e ele me deu. Aí minha irmã começou a namorar um rapaz de uma banda e pedi a ele um book. Ele me deu. Procurei os empresários Mick e Flávio da Talents Models para fazer um curso. Eles me agenciaram, mas queriam que eu cortasse o cabelo, porque era muito magra e ‘virada em cabelo’”, diverte-se ao relembrar.
A modelo confessa que a cada dez testes realizados, um ela conseguia contrato. “Naquela época as agencias não davam muita oportunidade para new face (rosto novo). Antigamente não tinha redes sociais. Eu não tinha como mostrar meu trabalho, diferente dos dias atuais”, complementa.
22 anos nas passarelas
Josiane reside em Criciúma. Faz 22 anos que ela trabalha como modelo e seu nome no meio se tornou conhecido, graças ao trabalho com diversas marcas. Ela observa que todo esse tempo, além de muitas conquistas e sua experiência, a credenciam a pular etapas de processos de seleção, o que é chamado no meio artístico de casting.
“Cheguei a morar por cerca de um mês em São Paulo, capital, mas minha altura (1,74), não foi o suficiente. Como sou muito família e queria ficar perto principalmente da minha mãe, acabei desistindo”, garante.
Apesar de alguns percalços, Josiane se considera feliz. “Sou carismática, mesmo com uma vida difícil, experiências tristes, mas minha felicidade está atribuída a ter conquistado meu espaço e por poder estar sempre rodeada de amigos”, afirma.
A chegada do primeiro filho
Foi trabalhando que Josiane conquistou outra grande realização. Hoje, com 38 anos, a modelo foi mãe do primeiro filho - um menino - neste mês de junho de 2023, com quem teve com o marido que também é modelo.
“Eu e meu marido, Theylor Ugioni, 35 anos, nos conhecemos na agência e nos apaixonamos, fazemos bastante trabalhos juntos. Tentamos durante dois anos a gestação, sem sucesso, mas depois conseguimos com uma fertilização. Foi uma benção, deu certo logo na primeira tentativa. Agora, estamos ávidos pela chegada do Pietro”, finaliza.
Contato
Quem desejar conhecer mais o trabalho da modelo, pode acessar seu perfil no Instagram @josianemanenti.
*Materia publicada na edição impressa de março/abril de 2023 - Texto: Joyce Santos.