Fechar [x]
APOIE-NOS
Tubarão/SC
28 °C
17 °C

Foton acelera no Brasil e ganha força em Santa Catarina

Luciano Menezes, diretor do Grupo Someval, destaca a expansão da montadora

Por Fabiano Bordignon
10/10/2025 - 11h04.Atualizada em 10/10/2025 - 12h47
Empresário Luciano Menezes - Foto: Marcelo Rabelo/Revista Única

Na edição de setembro/outubro da Revista Única, o avanço da Foton em Santa Catarina ganhou destaque de capa. A publicação trouxe uma entrevista com o empresário Luciano Menezes, diretor-presidente do Grupo Someval, que falou sobre a expansão da montadora no Estado e as perspectivas do setor de transporte no Brasil.

:: Quer receber gratuitamente notícias por WhatsApp? Acesse aqui

Após 35 anos à frente de uma das mais premiadas distribuidoras Ford do país, Luciano viu a produção de caminhões da marca encerrar em 2019 e decidiu recomeçar. “Foi um choque, mas também um divisor de águas. Encontramos na Foton uma grande oportunidade: um produto global, com qualidade reconhecida e uma rede em expansão.”

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Atualmente, a Foton é a maior fabricante de caminhões do mundo, com produção anual de 630 mil unidades e presença em mais de 110 países.

O desempenho da marca no Brasil é animador. Segundo Menezes, o Grupo Someval vem dobrando as vendas ano após ano e deve ultrapassar 200 unidades comercializadas em 2025. “Já temos clientes que voltaram para comprar o quarto caminhão Foton”, destaca.

A montadora deve fechar o ano com 70 distribuidores no país, chegando a 100 até 2026.

Os caminhões Foton reúnem componentes de marcas como Cummins (EUA), ZF (Alemanha) e Dana, e já estão preparados para atender às exigências ambientais do Euro 6, com planos de lançar modelos elétricos de 6, 9 e 12 toneladas no Brasil. “É um caminho sem volta. O transporte precisa se modernizar e acompanhar as exigências ambientais”, afirma o empresário.

Presença e confiança em SC

O Grupo Someval atua em Joinville, Palhoça, Tubarão e Blumenau (em implantação), gerando cerca de 100 empregos diretos e atuando em parceria com os grupos Forauto e Faroeste, o que garante cobertura em todo o Estado.

“Santa Catarina é estratégica. A Foton escolheu Itajaí para instalar seu centro de distribuição de peças, fortalecendo a logística nacional”, ressalta Menezes.

Com garantia de 10 anos na picape Tunland e 3 anos sem limite de quilometragem nos caminhões, a Foton aposta na confiança e durabilidade como diferenciais.

Olhar voltado para o futuro

Para Menezes, o transporte brasileiro vive um momento de transformação. “O futuro será de veículos mais limpos, eficientes e conectados. A Foton está preparada para liderar esse movimento. Queremos seguir atendendo bem e construindo relações duradouras”, conclui.

+Lidas

Revista Única
www.lerunica.com.br
© 2019 - 2025 Copyright Revista Única

Demand Tecnologia

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com a nossa Política de Privacidade. FECHAR