Fechar [x]
APOIE-NOS
Tubarão/SC
13 °C
9 °C

Elas são demais: trabalho de voluntárias impulsiona coragem na luta contra o câncer

Projetos de acolhimento e auxílio a pacientes oncológicos são custeados por grupo de mulheres

Por Redação
14/07/2023 - 08h15.Atualizada em 14/07/2023 - 01h55
Bella Borghesan e Maria Teresa coordenam o projeto - Foto: Joyce Santos/Única

A palavra câncer tem um peso grande para muitas pessoas. São muitas famílias que já vivenciaram o problema e quem recebe o diagnóstico dificilmente fica tranquilo. Por toda a complexidade e desafios para o tratamento, receber apoio e ajuda pode fazer muita diferença. 

:: Quer receber gratuitamente notícias por WhatsApp? Acesse aqui

Foi pensando nisso que surgiu em Tubarão o Grupo de Voluntárias da Oncologia. São mulheres que dedicam muito de seu tempo para auxiliar os pacientes oncológicos internados ou em tratamento no Hospital Nossa Senhora da Conceição pelo Sistema Único de Saúde (SUS). Há 17 anos elas desenvolvem projetos de valor inestimável para quem enfrenta os desafios impostos pela doença.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

“Hoje, somos em 26 voluntárias e a maioria de nós ou já enfrentou o câncer ou acompanhou de perto alguém passar por isso. Com essa experiência é possível pensarmos em ações que ajudam a amenizar o sofrimento dos pacientes”, avalia a coordenadora do Grupo de Voluntárias da Oncologia, Maria Teresa Cabral Greco.

Para poder realizar os projetos desenvolvidos por elas, anualmente é realizado um bazar para arrecadar fundos para o movimento solidário. Desde a organização do evento, o envolvimento de outras pessoas já é atraído pela caridade. 

“Os produtos comercializados no bazar – novos ou usados em boa conservação – são doações que recebemos dos mais diversos tipos de pessoas, empresas, entidades. Nós, voluntárias, organizamos tudo que foi angariado, de maneira atrativa, para no dia do evento ter bastante venda”, explica Bella Borghesan, responsável pelo bazar.

Neste ano o bazar foi realizado no dia 03 de junho. A programação avançou durante todo o dia e contou com a presença de muitas pessoas. “O grupo realiza diversas ações de acolhimento e apoio aos pacientes e o bazar é muito importante para custear os outros projetos desenvolvidos como, por exemplo, o banco de perucas”, ressalta Maria Teresa.

Banco de perucas

O Banco de Perucas ajuda as pessoas que perdem o cabelo por causa do tratamento através da quimioterapia. O grupo de voluntárias tem diversos tipos de peruca para se adequar aos diferentes pacientes, neste caso, a maioria mulheres. 

“Nós adquirimos algumas prontas, mas também recebemos doações de cabelo que são transformados em perucas por cabelereiras parceiras que as confeccionam”, relata Maria Teresa.

De acordo com ela, após o período necessário as perucas são recolhidas, passam por processo de esterilização e ficam novamente à disposição de quem precisar. Outro trabalho importante são os soutiens com prótese de silicone para mulheres que precisaram retirar a mama por causa da doença. 

“Oferecemos gratuitamente o acessório, temos de diversas modelagens e tamanhos”, garante. A peça devolve a autoestima para essas mulheres, que muitas vezes passam por momentos delicados com essa transformação.

Medicamentos

O tratamento também causa muitas náuseas e muitos pacientes atendidos pelo SUS, conforme Maria Teresa, não têm recursos para adquirir medicamentos que amenizem esse efeito colateral. E isso também foi analisado e abraçado pelo trabalho das voluntárias.

“Nós oferecemos a medicação para os pacientes que não têm condições de comprar, apenas solicitamos receita médica para garantir a segurança dessas pessoas”, explica.

"Presença amiga"

A atuação dessas abnegadas mulheres vai muito além. Com muito amor e dedicação elas estão semanalmente presentes para apoiar os pacientes. 

As voluntárias atuam em três setores da unidade hospitalar e fazem a diferença para as pessoas que enfrentam o tratamento do câncer. Elas se revezam para amenizar os desafios impostos às pessoas no setor 11, onde os pacientes ficam internados, no setor de radioterapia e quimioterapia.

“Temos o projeto “Presença Amiga” que realiza visitas no setor 11 toda semana. Nós conversamos bastante com as pessoas e escutamos suas histórias, sempre oferecendo um pouco mais de conforto para os pacientes”, observa.

Maria Teresa ainda revela que o grupo também realiza o projeto “Acolher” no setor de radioterapia. “Nós vamos para conversar, às vezes fazemos brincadeiras e sorteios para ajudar a controlar a ansiedade que as pessoas ficam quando estão prestes a realizar o tratamento”, acrescenta.

Instagram

É possível acompanhar as ações do grupo pelo perfil no Instagram: @unioncotubarao.

*Matéria publicada na edição impressa de maio/junho de 2023 - Texto:Joyce Santos.

  • 1 / 1
Bazar é umas formas de angariar recursos - Foto: Divulgação

+Lidas

Revista Única
www.lerunica.com.br
© 2019 - 2024 Copyright Revista Única

Demand Tecnologia

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com a nossa Política de Privacidade. FECHAR