Primeiras faixas serão instaladas em dois cruzamentos da Avenida Centenário
Durante a Semana Nacional do Trânsito, Criciúma vai implantar a primeira área de espera para motociclistas - Foto: Reprodução Durante a Semana Nacional do Trânsito, Criciúma vai implantar a primeira área de espera para motociclistas. A faixa será demarcada no próximo próximo domingo, 21 de setembro, em três sinaleiras do município, nos bairros São Cristóvão e Santa Bárbara.
:: Quer receber gratuitamente notícias por WhatsApp? Acesse aqui
A primeira delas será na Rua Major Acácio Moreira, no cruzamento com a Avenida Centenário. Também na Avenida Centenário, na intersecção com a Rua Henrique Lage, serão sinalizadas mais duas áreas de esperas de motociclistas.
“É um modelo que já funciona em cidades como Florianópolis e Blumenau, onde implantaram e deu certo. Aqui vamos também fazer um teste para ver como os motociclistas vão se comportar e se e se funcionar a ideia é expandir para mais sinaleiras”, explicou Edno Dutra, superintendente de trânsito de Criciúma.
A área é delimitada por duas linhas de retenção posicionadas a frente do ponto de parada de veículos nos semáforos. O espaço é destinado para motocicletas, motonetas e ciclomotores.
“Na prática, a proposta busca evitar que os motociclistas fiquem entre os carros e caminhões, evitando colisões e dando mais agilidade aos motociclistas, que saem na frente sem o risco de colidirem com os veículos”, destacou o superintendente.
Carros acidentados
Outra ação a ser realizada na Semana Nacional do Trânsito é a exibição de carros batidos em pontos da cidade. Junto aos carros serão colocadas frases de conscientização. Uma delas diz: “Seu compromisso é a vida. Diminua a velocidade e dirija sem pressa”.
“Serão quatro veículos espalhados em pontos da Avenida Centenário. A gente solicita para os motoristas refletirem sobre essas frases para se conscientizarem da importância das suas vidas”, disse Dutra. .