Município é o único catarinense acima de 100 mil habitantes a alcançar o nível máximo em 2024 e 2025
As avaliações de 2025 ocorreram ao longo do ano, coordenadas nacionalmente pela Atricon e, em Santa Catarina, pelo TCE/SC - Foto: Divulgação A prefeitura de Criciúma recebeu, pelo segundo ano consecutivo, o selo Diamante, nível máximo de transparência pública do Programa Nacional da Transparência Pública (PNTP).
:: Quer receber gratuitamente notícias por WhatsApp? Acesse aqui
Entre os municípios catarinenses com mais de 100 mil habitantes, Criciúma foi o único a repetir o desempenho em 2024 e 2025.
O prefeito Vagner Espindola destacou o resultado. “É fruto de uma gestão técnica, que coloca a transparência e o respeito ao dinheiro público em primeiro lugar. As avaliações ficaram mais rigorosas este ano, e Criciúma confirmou a excelência”, afirmou.
O secretário municipal de Governança, Tiago Ferro Pavan, informou que o município atingiu 95,23% de índice de transparência, frente à média nacional de 66,6%. “O selo é resultado de um trabalho contínuo de aprimoramento, ampliação do acesso à informação e fortalecimento da cultura de controle social”, afirmou.
Como funciona o PNTP
As avaliações de 2025 ocorreram ao longo do ano, coordenadas nacionalmente pela Atricon e, em Santa Catarina, pelo TCE/SC. O levantamento analisou 10.072 portais de transparência de órgãos dos poderes Executivo, Legislativo e Judiciário, além de estatais, consórcios públicos, defensorias, MPs e tribunais de contas.
O que é avaliado
O PNTP verifica dimensões como acessibilidade, contratos, despesas, licitações, planejamento, prestação de contas, saúde, educação, obras, recursos humanos, convênios e transferências.