Documento foi apresentado à sociedade em solenidade no Paço Municipal Marcos Rovaris
A Administração Municipal, através da Fundação Cultural de Criciúma (FCC), realizou na tarde desta quarta-feira, 05 de julho, no Salão Ouro Negro, no Paço Municipal Marcos Rovaris, o lançamento do Plano Municipal de Turismo (PMT).
:: Quer receber gratuitamente notícias por WhatsApp? Acesse aqui
O instrumento, criado em pareceria com o Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac), auxilia na gestão e no desenvolvimento do setor turístico do município e da região carbonífera.
“Nós enxergamos o turismo como uma fonte de negócios, geradora de emprego e renda para a nossa cidade e para os criciumenses. Criciúma é uma cidade que não para de crescer, e temos potencial para crescer ainda mais. Investimos para tirar grandes equipamentos turísticos do papel e teremos mais equipamentos nos próximos anos”, comenta o prefeito Clésio Salvaro. Em sua fala, o chefe do Poder Executivo citou, ainda, cada um dos atrativos turísticos de Criciúma.
Como funciona o Plano Municipal de Turismo?
O PMT pode ser simplificado em quatro etapas. O Diagnóstico Estratégico é feito a partir de observações e análises da região, referentes a fatores dos ambientes interno e externo ao município (demanda turística atual e potencial, oferta turística local, infraestrutura básica e dos serviços gerais, quadro institucional, aspectos políticos, econômicos, sociais, tecnológicos, ambientais e legais diversos).
A partir do Diagnóstico Estratégico é feito o Direcionamento Estratégico, onde é traçado o cenário desejado a alcançar com as diretrizes, os objetivos e as metas do PMT, criando, assim, estratégias e execuções para as ações propostas.
Na terceira etapa, Programas e Projetos, é definido as responsabilidades, orçamentos e fontes de recursos, bem como os prazos de execução para cada iniciativa. No Monitoramento, é estabelecido uma fiscalização dos desdobramentos dos projetos e ações propostas, possibilitando uma avaliação da evolução, desempenho, qualidade e percepção da atividade turística.