Os indivíduos foram capturados no exterior após terem seus nomes incluídos na Difusão Vermelha da Interpol
Criciumense foi um dos homens presos ao descer em solo brasileiro - Foto: Divulgação A Polícia Federal realizou a extradição de dois cidadãos brasileiros foragidos da Justiça estadual de Santa Catarina, na última quarta-feira, 15 de outubro.
:: Quer receber gratuitamente notícias por WhatsApp? Acesse aqui
Os indivíduos, um deles de Criciúma, foram capturados no exterior após terem seus nomes incluídos na Difusão Vermelha da Interpol e responderem a processos de extradição em seus respectivos países de detenção: Argentina e Portugal.
Ambos desembarcaram no Aeroporto Internacional de Florianópolis e foram conduzidos ao sistema penitenciário catarinense.
O primeiro foragido foi condenado a 19 anos e 6 meses de reclusão pelos crimes de extorsão mediante sequestro e associação criminosa. Em 6/4/2022, após fugir de estabelecimento penal em Chapecó, onde cumpria pena, seu nome foi incluído na Difusão Vermelha da Interpol. Na ocasião da fuga, restavam ainda 12 anos e 5 meses a serem cumpridos. O indivíduo foi localizado e preso na Argentina em 7/4/2022, onde respondeu ao processo de extradição. Ao chegar ao Brasil, foi encaminhado ao sistema prisional ficando à disposição da Vara de Execuções Penais de Chapecó.
O segundo foragido foi condenado a 8 anos e 11 meses de reclusão pelos crimes de associação criminosa e peculato, na modalidade de desvio de recursos públicos.
Seu nome foi incluído na Difusão Vermelha da Interpol em 29/11/2022. Ele foi capturado em Portugal em 9/2/2023, onde também respondeu ao processo de extradição. Este, já no país, foi conduzido ao sistema prisional ficando à disposição da 2ª Vara Criminal de Criciúma.