Uma jovem de 19 anos, passageira do coletivo, ficou ferida
O acidente ocorreu na noite da última quinta, 04 - Foto: Divulgação/CBMSC A imprudência de um motorista de ônibus de transporte coletivo, segundo a Polícia Militar, provocou uma batida contra um trem na noite da última quinta-feira, 04 de setembro, na Avenida Centenário, no Bairro Pinheirinho, em Criciúma.
:: Quer receber gratuitamente notícias por WhatsApp? Acesse aqui
Uma passageira do ônibus, de 19 anos, sofreu escoriações, sendo socorrida pelo Corpo de Bombeiros e conduzida à Unidade de Pronto Atendimento (UPA), localizada no Bairro Próspera.
O condutor do coletivo, de 69 anos, relatou aos policiais militares que atenderam a ocorrência, que estava transitando pela via exclusiva quando, no cruzamento com a linha férrea, não percebeu a aproximação do trem e acabou colidindo lateralmente.
Já o maquinista, de 63 anos, afirmou que os sinais luminosos e sonoros estavam acionados no momento da travessia.
A Ferrovia Tereza Cristina, por meio de sua assessoria de imprensa, divulgou um alerta sobre os riscos de imprudência ao atravessar uma passagem de nível.
"O condutor não observou a aproximação do veículo ferroviário, mesmo sendo uma PN com sinalização ativa e sonora, de boa visibilidade conforme a legislação. Já o maquinista, cabe ressaltar, acionou os sinais sonoros: apito e giroflex.
A ocorrência foi um ato imprudente do condutor rodoviário, especialmente por violar o Código de Trânsito Brasileiro, art. 212, que diz ser infração gravíssima não parar o veículo antes de transpor a linha férrea.
O mesmo Código estabelece que os veículos que se deslocam sobre trilhos têm a preferência de circulação quanto aos demais, o que exige a atenção dos condutores rodoviários, pedestres e ciclistas ao se aproximarem de um cruzamento ferroviário.
A Segurança Patrimonial/Operacional da FTC acionou as entidades de segurança pública, que realizaram o Boletim de Ocorrência de Acidente de Trânsito (BOAT). A equipe do Corpo de Bombeiros prestou atendimento a três passageiros que foram conduzidos para o Hospital Unimed, na mesma cidade".