Defesa Civil trabalha no resgate da população.
Moradores de Eldorado do Sul, na Região Metropolitana de Porto Alegre, voltaram a sair de casa entre a noite do último domingo, 23 de junho, e a manhã desta segunda-feira, 24 de junho, após ruas dos bairros Sans Souci, Itaí e Sol Nascente inundarem.
:: Quer receber gratuitamente notícias por WhatsApp? Acesse aqui
Até a última atualização desta reportagem, chegava a 60 o número de pessoas que precisaram sair de casa e que foram resgatadas, de acordo com a Defesa Civil.
O nível do lago Guaíba subiu 23 centímetros em 11 horas. O Rio Jacuí está em 4,63 metros, conforme a Defesa Civil do município; a cota de alerta é de 5 metros, e a de inundação, de 6 metros.
A oscilação se dá em razão da chuva que atingiu a região no final de semana e também do vento forte que sopra nas direções Sul e Sudeste, represando a água.
Conforme a Defesa Civil municipal, a população que reside nesses dois bairros, que são áreas de risco, devem buscar abrigo em um prédio público na cidade de Guaíba, que leva o nome de Solon Tavares, onde funciona a Universidade Estadual do Rio Grande do Sul (UERGS). Também é possível buscar acolhimento no Centro da cidade de Eldorado do Sul, mas a recomendação mais segura é para ir até Guaíba.
Equipes da Defesa Civil têm circulado pela cidade em carros para ajudar no resgate de pessoas que precisem de ajuda.