Medição mais recente do Guaíba, no final da manhã deste domingo, indica que nível atinge 5,30m
O alto nível do Guaíba na região Metropolitana de Porto Alegre será uma realidade para os próximos dias, segundo um estudo feito por especialistas da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (Ufrgs).
:: Quer receber gratuitamente notícias por WhatsApp? Acesse aqui
Na próxima semana, ele não deve baixar da cota cinco metros, segundo levantamento feito por professores do Instituto de Pesquisa Hidráulicas (IPH) da Ufrgs, em conjunto com a empresa Rhama Analysis.
A medição mais recente, no final da manhã deste domingo, indica 5,30m, segundo informações da Secretaria Estadual do Meio Ambiente e Infraestrutura (Sema) e da Agência Nacional de Águas (ANA). Segundo o estudo, o nível do Guaíba deverá ficar entre 5 metros e 5,50 metros até o final da próxima semana.
Haverá uma cheia duradoura nos próximos nove dias, com a estabilização do nível neste parâmetro por mais de quatro dias. Após, deverá ocorrer uma redução do nível até a cota de 4 metros.
A partir do dia 12, voltará uma tendência de aumento por conta de novas chuvas. Ainda conforme a nota, os rios afluentes do Guaíba apresentam estabilização em níveis elevados ou leve redução, mas haverá precipitação nos próximos dias, sem a previsão de vento Sul.
As informações são do Correio do Povo.