Avaliação do Tribunal de Contas do Estado é referente a 2023
Mais uma vez, Criciúma foi destaque no Índice de Efetividade da Gestão Municipal (IEGM), referente ao ano de 2023. O município ocupa a primeira posição entre as cidades catarinenses com mais de 100 mil habitantes, com 61 pontos no IEGM.
:: Quer receber gratuitamente notícias por WhatsApp? Acesse aqui
A avaliação foi divulgada em dezembro de 2024, pelo Tribunal de Contas do Estado (TCE) de Santa Catarina. O objetivo do levantamento é avaliar os índices de eficiência em gestão dos municípios, mantendo o controle interno e externo das ações executadas.
O índice é composto pela combinação de dados governamentais, de prestação de contas e informações levantadas a partir de questionários preenchidos pelas prefeituras.
O indicador mensura o grau de aderência da gestão municipal em sete áreas, são elas: Educação, Saúde, Planejamento, Gestão Fiscal, Meio Ambiente, Proteção dos Cidadãos (Defesa Civil) e Governança em Tecnologia da Informação.
As notas das dimensões são organizadas em cinco faixas: altamente efetiva (A), muito efetiva (B+), efetiva (B), em fase de adequação (C+) e baixo nível de adequação (C).
Segundo o levantamento do TCE, Criciúma obteve a classificação B+, com 88 pontos no IEGM, em Proteção dos Cidadãos, no que diz respeito ao grau de planejamento de ações relacionadas à segurança diante de acidentes e desastres naturais.
O município também atingiu a classificação na área de Governança em Tecnologia da Informação, com 81 pontos. O índice temático mede o grau de utilização de recursos tecnológicos em áreas como capacitação de pessoal, transparência e segurança da informação.
A Saúde de Criciúma foi classificada como efetiva, com 67 pontos no IEGM. O tema leva em conta os resultados da área relacionados à Atenção Básica, Equipes de Saúde da Família, Conselhos Municipais de Saúde, tratamentos e vacinação.
Já os índices temáticos de Meio Ambiente, Educação, Gestão Fiscal e Planejamento foram classificados como em fase de adequação no município.