Programação também conta com a tradicional missa e corte de bolo de 145 kg
Criciúma celebra 145 anos de colonização nesta próxima segunda-feira, 06 de janeiro.
:: Quer receber gratuitamente notícias por WhatsApp? Acesse aqui
As festividades de aniversário iniciam neste próximo domingo, 05 de janeiro, com um Culto de Ação de Graças na sede da Igreja Evangélica Assembleia de Deus, localizada no centro de Criciúma, às 17h.
No dia seguinte, segunda-feira, 06 de janeiro, será realizada a Missa de Celebração na Catedral São José, às 8h. Após a liturgia, na Praça Nereu Ramos haverá o tradicional corte do bolo de aniversário, que este ano possui 145 kg.
Durante o ato, também será lançado o edital para a criação da identidade visual de comemoração do centenário de emancipação político-administrativa do município, no dia 04 de novembro.
Motivados por situações difíceis vividas na Europa, os italianos foram os pioneiros na colonização da cidade, que até 1940 era chamada de "Cresciuma". Além deles, as etnias: negra, alemã, polonesa, portuguesa e, mais recentemente, a árabe, também fizeram parte na construção do município.
Alusão ao centenário de emancipação político-administrativa
As celebrações religiosas marcadas para o domingo e segunda-feira, serão realizadas em homenagem aos 145 anos da fundação do núcleo colonial, mas também dão início a programação do centenário de emancipação político-administrativa de Criciúma.
Na segunda-feira, o presidente da comissão organizadora do centenário, Arleu da Silveira, também lançará um edital para a criação da logo de identidade visual da comemoração do centenário de emancipação político-administrativa municipal.
O edital será publicado na terça-feira seguinte, com o objetivo de selecionar uma logo que identifique os 100 anos da emancipação, ocorrida em 04 de novembro de 1925, para que ela seja utilizada e divulgada nas comemorações deste ano.