Deputado catarinense foi alvo de um pedido de suspensão por 30 dias por ter obstruído o acesso do presidente da Câmara
A assessoria do deputado informou que irá aguardar os desdobramentos - Foto: Bruno Spada O Conselho de Ética da Câmara dos Deputados pautou para esta terça-feira, 07 de outubro, às 13h, a análise sobre a instauração de processos contra os deputados Zé Trovão (PL-SC), Marcel van Hattem (Novo-RS) e Marcos Pollon (PL-MS), envolvidos no motim que travou os trabalhos da Casa em agosto.
:: Quer receber gratuitamente notícias por WhatsApp? Acesse aqui
As ações pedem a suspensão temporária dos mandatos.
A assessoria do deputado informou que irá aguardar os desdobramentos da reunião do Conselho antes de se manifestar.
Os pedidos de suspensão foram encaminhados ao Conselho de Ética pela Mesa Diretora da Câmara dos Deputados, no dia 22 de setembro.
O deputado catarinense teria obstruído o acesso do presidente da Câmara, Hugo Motta (Republicanos-PB), à cadeira de presidente durante o motim. A Mesa pediu suspensão temporária de 30 dias.
A decisão acolheu as conclusões apresentadas pelo corregedor, deputado Diego Coronel (PSD-BA), que também recomendou a censura escrita dos três deputados e de outros 11 que também atuaram na ocupação do plenário.
Agora, no Conselho de Ética, o processo contra cada deputado será considerado aberto a partir da leitura do termo de instauração em reunião do colegiado. Em seguida, está previsto o sorteio da lista tríplice para a escolha do relator. A partir da lista, o presidente do Conselho, deputado Fabio Schiochet (União-SC), define a relatoria.