Ex-presidente se refere ao fato de apenas familiares e profissionais de saúde estarem autorizados a visitá-lo no quarto da Unidade de Terapia Intensiva (UTI)
O ex-presidente Jair Bolsonaro publicou uma mensagem nesta terça-feira, 15 de abril, em que agradece amigos por respeitarem o que chamou de "momento delicado" da sua recuperação.
:: Quer receber gratuitamente notícias por WhatsApp? Acesse aqui
Isso porque apenas familiares e a equipe médica têm autorização de visitá-lo no quarto da Unidade de Terapia Intensiva (UTI) em um hospital particular de Brasília.
"Agradeço, com muito carinho, aos amigos que estão respeitando esse momento delicado, compreendendo que, por orientação médica, apenas familiares e profissionais de saúde estão autorizados a acompanhar de perto. Isso é essencial para evitar conversas e estímulos que possam causar dilatação e até mesmo descolamento da parede abdominal — riscos que precisam ser evitados com máxima cautela frente ao enfrentado na sala de cirurgia", escreveu.
O ex-presidente passou por uma cirurgia de 12 horas no último domingo, 13 de abril, na capital da República, para tratar uma "suboclusão intestinal" – uma obstrução parcial do intestino causada por aderências formadas após múltiplas cirurgias anteriores, em decorrência da facada que levou em 2018.
Procedimento complexo
Segundo o cardiologista da equipe, Leandro Echenique, esta cirurgia – a sétima desde o atentado – está entre "as mais complexas" feitas no ex-presidente.
A longa duração do procedimento, inclusive, já era esperada.
Durante a cirurgia, os médicos identificaram que a obstrução intestinal era causada por uma dobra no intestino delgado, que dificultava o trânsito intestinal.
O problema foi corrigido com a liberação das aderências.