Ministro do STF é acusado por suposta violação à soberania norte-americana
O ministro do Supremo Tribunal Federal, Alexandre de Moraes, é alvo de uma ação da Justiça norte-americana por suposta violação à soberania do país.
:: Quer receber gratuitamente notícias por WhatsApp? Acesse aqui
A acusação contra Alexandre de Moraes é movida pelas empresas Trump Media, ligada ao presidente do Estados Unidos, Donald Trump, e pela plataforma Rumble. O caso tramita em um tribunal de Justiça Federal sediado na Flórida.
A informação foi divulgada pelo jornal Folha de S.Paulo nesta quarta-feira, 19 de fevereiro. O ministro do STF não se posicionou sobre o caso. O Estadão contatou o ministro via assessoria de imprensa do STF, mas não obteve resposta.
O que é a plataforma Rumble?
Rumble é uma plataforma para o compartilhamento de vídeos que funciona de forma similar ao YouTube.
A rede já foi citada em decisões do STF para a remoção de conteúdo, mas não cumpriu as determinações da Justiça brasileira por não contar com representação no País.
Com a proposta de ser “imune à cultura do cancelamento”, o Rumble passou a abrigar produtores de conteúdo restritos em outras redes sociais, como os bolsonaristas Paulo Figueiredo, Rodrigo Constantino e Bruno Aiub, conhecido como Monark.
Segundo as empresas autoras da ação conjunta, Moraes violou a legislação norte-americana ao ordenar à Rumble que suspendesse a conta do blogueiro Allan dos Santos.