Confira a previsão do tempo
A sexta-feira, 20 de setembro, já inicia com chuva e temporais isolados nas áreas de divisa com o RS, devido à atuação de uma frente fria. Ao longo do dia este sistema avança, espalhando as instabilidades para o restante de SC. Há condições para temporais com chuva pontualmente intensa, rajadas de vento e eventual queda de granizo.
:: Quer receber gratuitamente notícias por WhatsApp? Acesse aqui
O risco é moderado a pontualmente alto para ocorrências associadas a destelhamentos, danos na rede elétrica, alagamentos e enxurradas pontuais. No amanhecer, mínimas em torno de 16 a 20°C nas demais regiões.
Com a nebulosidade predominando, as temperaturas variam pouco ao longo do dia e não passam dos 23°C no estado. No litoral Sul as rajadas de vento perdem força, mas o mar segue agitado, com ondas de nordeste entre 2,5 e 3,0m, trazendo risco moderado para ocorrências.
O sábado, 21 de setembro, ainda inicia com instabilidades no Grande Oeste e norte catarinense, mas o risco é baixo para ocorrências meteorológicas. Nas demais regiões a nebulosidade predomina, ainda podendo haver chuvas de fraca intensidade.
Ao longo do dia, a frente fria se afasta e o sol volta a aparecer, fazendo com que as temperaturas subam gradualmente. No amanhecer, as temperaturas variam de 15°C a 19°C no Oeste e no litoral.
À tarde, os termômetros variam de 23 a 27°C no restante do estado. Os ventos sopram do quadrante norte com fraca intensidade e a agitação marítima diminui.
No domingo, 22 de setembro, com a frente fria já afastada, uma alta pressão passa a atuar e deixa o tempo firme durante a maior parte do dia. No amanhecer são esperadas mínimas de 16 a 20°C.
Ao longo do dia o sol predomina no estado e o calor se intensifica, com máximas que se aproximam dos 30°C em todo o estado. No Litoral Sul as máximas chegam aos 32°C. Entre a tarde e a noite, a combinação de calor e umidade do norte do país, favorece condições para pancadas de chuva e temporais isolados no Grande Oeste, mas o risco é baixo para ocorrências.
Os ventos sopram de norte e leste pelo estado, com fraca intensidade. Apenas nas áreas costeiras entre o Litoral Sul e a Grande Florianópolis são esperadas rajadas de vento de 50 a 60 km/h.