Casas destelhadas, queda de árvores e postes de energia deixaram municípios em situação crítica.
Tempestade destelhou casas e derrubou árvores em municípios do Oeste catarinense - Foto: Reprodução A previsão de tempestade em Santa Catarina se confirmou na noite do último sábabdo, 20 de setembro, causando estragos em diferentes cidades. A Defesa Civil não descarta a ocorrência de fenômenos como microexplosões e até tornados, que devem ser avaliados ao longo do dia.
:: Quer receber gratuitamente notícias por WhatsApp? Acesse aqui
A instabilidade, formada pela combinação de uma área de baixa pressão com o calor intenso, atingiu principalmente o Extremo-Oeste. Em Barra Bonita, casas foram destelhadas, árvores caíram e postes de energia foram derrubados, deixando o município sem luz. Já em São Miguel do Oeste houve queda de granizo e o Corpo de Bombeiros distribuiu lonas a famílias atingidas.
Segundo a Defesa Civil, os danos observados são característicos de tempestades severas, que podem registrar rajadas de vento acima de 80 km/h e granizo de grande porte, capaz de se acumular no solo.
Previsão
A previsão indica que as instabilidades devem ganhar força novamente a partir da madrugada deste domingo (21) e se estender até segunda-feira, 22, avançando gradualmente por todas as regiões do Estado.