Mar agitado pode apresentar picos de ondas com até 3m
Nesta segunda-feira, 04 de março, em função da influência de uma frente fria, o tempo fica instável e chuvoso desde o amanhecer em pontos do Litoral Sul, do Planalto Sul e da Grd. Florianópolis Serrana.
:: Quer receber gratuitamente notícias por WhatsApp? Acesse aqui
O vento sopra com intensidade fraca, de direções variadas no interior do estado, e de quadrante sul no litoral e em áreas próximas, com rajadas de até 50 km/h do Litoral Sul ao baixo Vale a partir da tarde. No amanhecer as temperaturas mínimas ficam entre 19 e 24°C. À tarde, as máximas oscilam entre 18 e 27°C no Litoral Sul.
A agitação marítima aumenta no final do dia, com o mar agitado, e ondulações virando de sul/sudeste, com alturas entre 2,0 e 2,5 m e picos de até 3,0 m entre o Litoral Sul e a Grd. Florianópolis e mar pouco agitado no Litoral Norte e ondas entre 1,5 e 2,0 m, com picos de até 2,5 m em alto mar.
Com a atuação da frente fria, a terça-feira, 05 de março, já inicia chuvosa desde a madrugada nas áreas de divisa com o RS, no litoral e em suas proximidades. Ao longo da manhã as instabilidades intensificam e se espalham pelo estado, causando pancadas com trovoadas e temporais, sendo mais intensos do centro ao leste do estado.
Com o afastamento lento da frente fria, entre o final da tarde e à noite o tempo começa a estabilizar a partir do oeste catarinense. O risco é moderado a pontualmente alto para ocorrências relacionadas a alagamentos, deslizamentos e enxurradas pontuais.
Ao longo da tarde o vento vira de nordeste para sudeste no interior do estado, e sopra de sudeste a sul no litoral e em áreas próximas, com rajadas de até 60 km/h nas áreas costeiras e em pontos do Planalto Sul.
As temperaturas mínimas variam entre 16 e 21°C. À tarde, as máximas oscilam entre 13 e 23°C. O mar fica muito agitado com ondas de sul/sudeste, entre 2,5 e 3,0 m e picos de 3,5 m de Florianópolis para o Litoral Sul, e agitado no Litoral Norte, com ondas entre 2,0 e 2,5 m e picos de até 3,0 m. O risco é moderado a alto para agitação marítima e chance de ressaca.
Na quarta-feira, 06 de março, na retaguarda da frente fria que se afastou do Estado, um sistema de alta pressão passa a influenciar o tempo com o dia iniciando com bastante nuvens do centro ao leste e com céu mais aberto no Oeste, Extremo Oeste e no Litoral Sul.
A partir da tarde e nebulosidade aumenta em todas as regiões devido à combinação de calor e umidade e ocorrem temporais bem isolados e pancadas de chuva.
No litoral ocorre chuva fraca e isolada devido à circulação marítima ao longo da noite. O risco é baixo para ocorrências meteorológicas. O vento sopra com intensidade fraca a moderada de sudeste a leste no litoral e proximidades.
As mínimas marcam entre 9 e 16°C no Litoral Sul. À tarde as temperaturas máximas oscilam entre 23 e 31°C.
Entre a quinta e a sexta-feira, 07 e 08 de março, as condições são bem parecidas. O dia inicia com bastante nebulosidade no centro e leste catarinense, com chuva fraca e isolada em alguns pontos do litoral e com sol e variação de nuvens no Grande Oeste.
Entre as tardes e noites, a disponibilidade de calor e umidade fornecem condições para a formação de pancadas de chuva e temporais isolados, com risco baixo a moderado para ocorrências associadas.