As informações forma divulgadas pela Defesa Civil de SC
A segunda-feira, 11 de dezembro, inicia com tempo aberto em grande parte do estado e com ocorrência de chuva fraca no litoral e em suas proximidades, devido a formação de um ciclone extratropical no litoral do Sudeste do país, que favorece o transporte de umidade para a costa de SC.
:: Quer receber gratuitamente notícias por WhatsApp? Acesse aqui
As temperaturas mínimas variam entre 14 e 20°C e as máxima marcam entre 24 e 30°C no Litoral Sul. Mar pouco agitado com ondas de sudeste/leste e alturas entre 1,0 e 1,5 m, com picos de 2,0 m do Litoral Sul à Grd. Florianópolis e calmo no Litoral Norte, entre 0,5 e 1,0 m e picos de 1,5 m.
Na terça-feira, 12 de dezembro, com o afastamento das instabilidades e a influência de um sistema de alta pressão, o dia será com sol e variação de nuvens na maior parte do estado, no litoral e em áreas próximas haverá maior cobertura de nuvens e chance de chuva fraca/garoa nos extremos do dia.
No amanhecer, as temperaturas variam entre 15 e 20°C. À tarde, as temperaturas variam entre 25°C e 34°C, no Litoral Sul e marcam entre 17°C e 25°C nas demais regiões. Não Há riscos para ocorrências meteorológicas.
Na quarta-feira, 13 de dezembro, a área de alta pressão segue influenciando o tempo no estado, com maior cobertura de nuvens, que intercalam com momentos em que o sol aparece no litoral e em suas proximidades.
No amanhecer, as temperaturas variam entre 16 e 21°C. As temperaturas máximas variam entre 26 e 33°C pelo estado, com as maiores temperaturas sendo esperadas para o Litoral Sul, Planalto Norte e para o Extremo Oeste respectivamente. Os ventos sopram com intensidade fraca a moderada de direção nordeste/norte, com rajadas entre 40 e 50 km/h do Litoral Sul à Grd. Florianópolis a partir da tarde.
Na quinta-feira, 14 de dezembro, e na sexta-feira, 15 de dezembro, o dia será de tempo firme com predomínio de sol e poucas nuvens em grande parte das regiões de SC.
Entre a tarde e à noite, a combinação de instabilidades atmosféricas com a oferta de calor e umidade da Amazônia, oferece condições para a formação de pancadas de chuva e de temporais isolados, acompanhados de raios, rajadas de ventos, eventual queda de granizo e chuva intensa em curto período de tempo, que iniciam pelo Grande Oeste e em áreas de divisa com o RS, avançando para as áreas litorâneas à noite. O risco é baixo a moderado para ocorrências relacionadas.