***
O empresário catarinense Mario Cezar de Aguiar foi escolhido para assumir o posto de vice-presidente da Confederação Nacional da Indústria (CNI). Ele terá um mandato de quatro anos na entidade, contados a partir de 31 de outubro, conforme os nomes fortes do setor definiram em eleição na quarta anterior, 03 de maio.
:: Quer receber notícias, gratuitamente, por WhatsApp? Acesse aqui
Natural de Joinville, Aguiar é também, desde 2018, presidente da Federação das Indústrias de Santa Catarina (Fiesc), entidade na qual estará à frente ao menos até o fim de 2024, após já ter passado por uma reeleição de mandato.
Como foi a eleição à CNI
O empresário foi eleito à diretoria da CNI junto de outros 11 vice-presidentes, em disputa de chapa única. A escolha foi feita pelo conselho de representantes da entidade nacional, que reúne dois delegados de cada uma das 27 federações estaduais da indústria filiadas à confederação.
No caso de Santa Catarina, Aguiar é um desses delegados, junto de Gilberto Seleme, o 1º vice-presidente da Fiesc e eleito agora diretor da nova gestão da CNI.
Por presidir a federação catarinense, Aguiar ainda pôde participar da escolha do novo presidente da CNI, o empresário Ricardo Alban, da Bahia, que também assumirá o posto ao final de outubro. O foco da nova gestão, segundo o líder catarinense, é ampliar a indústria no país.
"O Brasil precisa de mais indústria, pois ela movimenta os demais setores econômicos e gera inovação. Por isso, a chamada reindustrialização é fundamental para o desenvolvimento do País. E sempre que for para trabalhar por esse objetivo, o presidente Alban poderá contar com o apoio de Santa Catarina, que é um dos estados mais industrializados do país ", disse Aguiar, conforme divulgado pela Fiesc.
Quem é o vice-presidente catarinense da CNI
Antes de chegar à CNI e à presidência da Fiesc, o engenheiro civil Mario Cezar de Aguiar fez carreira no setor da construção e da incorporação imobiliária, tendo estado à frente da edificação de mais de 100 prédios, segundo registra a entidade catarinense da qual faz parte.
Aguiar é sócio das empresas Vectra Participações e Construções, Vectrapar Construções e Empreendimentos, e da Êxito Empreendimentos e Construções. Além disso, ele também atua no ramo de compósitos, fornecidos à indústria automotiva por meio da Tecnofibras.
O nome catarinense na vice-presidência da CNI também guarda carreira acadêmica no Estado: graduou-se em engenharia civil pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), se tornou especialista em construção civil pela Fundação Universidade Regional de Blumenau (Furb) e em marketing pela Universidade da Região de Joinville (Univille). Além disso, ele acumula pós-graduação em gestão empresarial pela Universidade Estadual da Pensilvânia, dos Estados Unidos.