Passagem de frente fria seguida por uma massa de ar mais frio derruba as mínimas no Estado nos próximos dias
O frio também não deve dar “trégua” no fim de semana - Foto: Divulgação A segunda onda de frio do ano já tem data para chegar a Santa Catarina.
:: Quer receber gratuitamente notícias por WhatsApp? Acesse aqui
Isso porque na sexta-feira, 06 de junho, uma massa de ar mais frio se aproxima do Estado, deixando as mínimas entre 5°C e 10°C nas áreas serranas e de 10°C a 16°C nas demais regiões catarinenses, segundo a Defesa Civil estadual.
Diferente da primeira onda de frio registrada no Estado na última semana de maio, que provocou neve e recorde de temperaturas baixas, esta deve ser menos intensa, porém mais duradoura, segundo meteorologistas do Climatempo.
O frio também não deve dar “trégua” no fim de semana. Durante o sábado e o domingo, 07 e 08 de junho, a formação de mais uma frente fria sobre o Sul do Brasil volta a desestabilizar a atmosfera no Estado, com condição para chuva e temporais isolados na maioria das regiões.
Nos dois dias, as temperaturas também apresentam ligeira diminuição em relação aos dias anteriores, segundo a Defesa Civil.
Além disso, tudo indica que esta segunda onda de frio se estenderá até o dia 14 de junho no país, de acordo com o Climatempo.
Temporais e risco de alagamentos antecedem frente fria
Antes da chegada da massa de ar mais frio, a passagem de uma frente fria já deixa as temperaturas amenas e traz tempestades desde as primeiras horas do dia de quinta-feira (5), com início no Grande Oeste e avançando gradualmente para as demais regiões catarinenses.
São esperados temporais com raios e chuva intensa, com risco que fica entre moderado a muito alto para alagamentos e enxurradas, assim como para danos associados a ventos intensos e granizo, como destelhamentos, queda de galhos, árvores e postes de energia.
As temperaturas ficam amenas, e não apresentam grande variação ao longo do dia, com máximas entre 15°C e 22°C na maior parte do Estado.