***
O governador Jorginho Mello e a presidente do IMA, Sheila Meirelles, entregaram nesta quarta-feira, 03 de maio, a Licença Ambiental de Instalação (LAI) para a SCPAR Porto de Imbituba realizar a obra de recuperação, reforço e ampliação do cais 3 do local, com aporte previsto é de R$ 92 milhões, totalmente custeado pela Autoridade Portuária.
:: Quer receber notícias, gratuitamente, por WhatsApp? Acesse aqui
“Santa Catarina é o único estado do Brasil que tem cinco portos, isso é uma pérola que nós temos que cuidar. O IMA está fazendo a sua parte, fazendo andar todos os pedidos represados, seja sim ou não, estão dando resposta”, ressaltou o governador Jorginho Mello.
Também entregaram a Licença Ambiental de Instalação (LAI) para dar início à obra de construção do Píer Turístico de Itapema, cujo investimento estimado é de R$ 20 milhões. A obra é muito aguardada pelo município e deve ocupar local de destaque enquanto atração turística e urbanística da cidade.
A presidente do IMA, destacou que a licença atesta o cumprimento das exigências ambientais e que os projetos de intervenção na área incluem além da instalação do píer, a dragagem e a execução de um molhe no Rio Perequê.
Cais 3 do Porto de Imbituba
Com previsão de entrega em 2025, o reforço estrutural do Cais 3 alargará o berço e permitirá maior automatização, permitindo a instalação de novos equipamentos de movimentação de cargas, como shiploader.
O Cais 3 receberá, também, dois dolfins, um de atracação e um de amarração, para viabilizar o recebimento de navios maiores, passando do limite atual de 205 metros (LOA) para embarcações com até 300 metros.
Após a obra, o planejamento da SCPAR é realizar a dragagem de aprofundamento do local, equiparando a capacidade do Berço 3 a dos Cais 1 e 2, que possuem profundidade de 15 metros.