Caso de gripe aviária registrado em Maracajá no último sábado causou embargo temporário
Segundo ofício do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa), emitido no final da tarde de segunda-feira, 17 de julho, o Japão suspendeu temporariamente a importação de produtos avícolas de Santa Catarina.
:: Quer receber gratuitamente notícias por WhatsApp? Acesse aqui
O motivo se deu após a confirmação no último sábado de um caso de gripe aviária de alta patogenicidade registrado em uma ave, em Maracajá, no Sul do Estado.
A situação se repete, depois que no último dia 28 de junho, o país asiático anunciou embargo temporário após a detecção do vírus da influenza aviária de alta patogenicidade (IAAP – H1N5) em uma criação de subsistência no município da Serra, no estado do Espírito Santo.
O Ministério da Agricultura, Florestas e Pesca do Japão (MAFF) informou que as inspeções de importação de aves vivas, carne de aves e ovos provenientes do Estado de Santa Catarina estão suspensas no Japão.
No Brasil, o Mapa esclareceu que desde o comunicado japonês, realiza as gestões necessárias para prestar os devidos esclarecimentos às autoridades daquele país.