Confira a previsão do tempo para o fim de semana
circulação de umidade de um Ciclone Extratropical em alto mar entre o litoral do Sul ainda favorece a ocorrência de chuva - Foto: Joyce Santos/Revista Única Na sexta-feira, 06 de junho, a frente fria se afasta do estado, favorecendo a diminuição da instabilidade.
:: Quer receber gratuitamente notícias por WhatsApp? Acesse aqui
No entanto, o dia ainda deve ser marcado pela grande quantidade de nuvens, além da condição para formação de nevoeiros no início e final do dia.
Nas regiões serranas e naquelas áreas próximas à divisa com o Paraná, há condições para chuvas fracas esparsas, mas sem oferecer risco para ocorrências associadas.
Com a aproximação de uma massa de ar mais frio, as temperaturas mínimas devem ser registradas à noite com marcas entre 5°C e 10°C nas áreas mais altas do Planalto Sul e de 10°C a 16°C nas demais regiões.
Durante a tarde, em função da maior cobertura de nuvens, as temperaturas variam entre 10°C nos pontos mais altos da Serra a 20/22°C no Oeste.
Os ventos de sul apresentam de fraca a moderada intensidade ao longo da costa com rajadas entre 40 e 60 km/h.
No sábado, 07 de junho, a formação de uma nova frente fria volta a deixar o tempo instável em Santa Catarina.
Ao longo do dia, especialmente a partir da tarde, são esperados temporais acompanhados por raios, rajadas de vento e eventual queda de granizo em todas as regiões, principalmente entre o Grande Oeste, Vale do Itajaí, Planalto Norte e Litoral Norte, que são regiões mais próximas à divisa com o Paraná, estado que deve apresentar instabilidades mais fortes.
No amanhecer, as temperaturas variam entre 9°C e 14°C na maioria das regiões (exceto nas áreas serranas onde ainda ficam menores).
As temperaturas máximas variam de 13°C a 20°C entre os planaltos e o litoral e de 18°C a 23°C no Grande Oeste.
No domingo, 08 de junho, a frente fria se afasta gradativamente do estado, mas a circulação de umidade de um Ciclone Extratropical em alto mar entre o litoral do Sul e Sudeste do Brasil, ainda favorece a ocorrência de chuva na maioria das regiões, especialmente entre o Meio-Oeste, litoral e norte do estado, onde ela ainda deve ser pontualmente forte e eventualmente acompanhada de temporais.
A condição oferece risco baixo a moderado para ocorrências associadas à alagamentos e enxurradas pontuais e baixo para danos na rede elétrica e destelhamentos.
Com a aproximação de uma massa de ar frio, as menores temperaturas devem ser registradas à noite, com marcas entre 5°C e 10°C entre o Grande Oeste, Planalto Sul e Grd. Florianópolis Serrana e 10°C a 16°C nas demais regiões.
O mar fica agitado ao final do dia com ondas entre 2,0 m e 3,0 m no litoral com risco moderado para ocorrências associadas à agitação marítima.