Confira quando inicia o aumento nas temperaturas
Massa de ar polar ainda mantém temperaturas baixas no Sul - Foto: Divulgação Uma massa de ar polar, associada a frente fria, segue provocando frio intenso e geadas em várias regiões do Sul e do Sudeste do país.
:: Quer receber gratuitamente notícias por WhatsApp? Acesse aqui
As temperaturas despencaram nos últimos dias, e em algumas localidades os termômetros registraram marcas próximas de 0°C, segundo o Inmet (Instituto Nacional de Meteorologia).
Municípios situados em áreas de maior altitude, como serras e montanhas, foram os mais afetados, com ocorrência de geadas pontuais e madrugadas geladas
De acordo com a Meteored, apesar do predomínio do frio intenso, as previsões indicam que o clima deve mudar até o fim da semana. A massa de ar frio começa a se deslocar em direção ao oceano, o que permitirá o retorno gradual do calor, com aumento superior a 10°C em várias cidades.
Em São Paulo, por exemplo, as temperaturas devem se elevar progressivamente à medida que o ar frio perde força e a radiação solar volta a aquecer o solo.
A partir de quarta-feira, 22 de outubro, as geadas tendem a se tornar cada vez mais raras no Sul, permanecendo apenas nos pontos mais altos da Serra da Mantiqueira.
Frio intenso perde força e calor retorna no fim de semana
Já no domingo, 26 de outubro, a massa de ar polar deixará de atuar sobre grande parte do território nacional, abrindo espaço para um aquecimento expressivo, sobretudo nas regiões de Paraná, São Paulo e Minas Gerais.
Segundo a Meteored, por enquanto, não há previsão de outra frente fria ou massa polar com frio intenso semelhante ao atual durante o restante de outubro. A tendência é que novembro apresente temperaturas acima da média, configurando um mês mais quente.
Mesmo assim, uma frente fria menos abrangente deve se formar na última semana de outubro, trazendo leve queda nas temperaturas no Sul e no Sudeste.
Há possibilidade de geadas isoladas no Rio Grande do Sul, mas, de modo geral, o frio intenso não deve se repetir com a mesma força das últimas semanas.