As temperaturas apresentam forte elevação ao longo de todo Litoral
Na segunda-feira, 20 de janeiro, a aproximação de uma frente fria, associada a formação de um Ciclone Extratropical próximo à costa do RS, contribui para a formação de temporais com chuva pontualmente intensa, raios, fortes rajadas de vento e granizo de forma ocasional.
:: Quer receber gratuitamente notícias por WhatsApp? Acesse aqui
A condição é prevista especialmente entre o Litoral, Vale do Itajaí, Planalto Norte e Meio-Oeste com risco moderado a alto para ocorrências associadas à alagamentos e enxurradas, danos na rede elétrica, queda de galhos e árvores e destelhamentos.
As instabilidades alcançam as áreas próximas à divisa com o RS pela manhã e avançam para as demais regiões ao longo do dia.
Antes disso, no entanto, as temperaturas apresentam forte elevação ao longo de todo Litoral, Médio e Baixo Vale do Itajaí com marcas entre 32°C e 37°C.
Na terça-feira, 21 de janeiro, o fraco Ciclone Extratropical na altura do RS se afasta para alto mar e a frente fria associada a ele ainda mantém o tempo instável nas áreas mais a norte e leste do estado, incluindo o Planalto Norte, Vale do Itajaí e Litoral Norte.
Entre o Meio-Oeste, Grd. Florianópolis, Serra e Litoral Sul, variação de nuvens e condição para pancadas rápidas de chuva, eventualmente acompanhada de raios. O risco baixo a moderado para ocorrências associadas.
As temperaturas seguem altas, variando de 28°C a 34°C entre a Grd. Florianópolis, Vale do Itajaí, Litoral Norte e Oeste do estado.
A quarta-feira, 22 de janeiro, deve ser marcada por sol, variação de nuvens e temporais isolados pelo estado que devem se concentrar entre a tarde e noite.
A combinação de calor, umidade e a presença de perturbações no escoamento dos ventos nos níveis mais elevados da atmosfera serão responsáveis por essa condição.
No amanhecer, as temperaturas variam entre 13°C e 18°C nas áreas serranas e de 19°C a 24°C no Litoral. Durante a tarde, elas oscilam entre 25°C e 32°C na maior parte do estado.
Entre quinta e sexta-feira, 23 e 24 de janeiro, a presença de novas perturbações no escoamento dos ventos da atmosfera somada à disponibilidade de calor e umidade, reforçam o quadro de instabilidade com condição para temporais isolados entre as tardes e noites por todas as regiões do estado.