Confirma a previsão do tempo
A sexta-feira, 28 de junho, amanhece com nevoeiros no estado de Santa Catarina, mas que devem se dissipar até o início da tarde. Ao longo do dia, uma nova frente fria traz aumento de nebulosidade e condição para chuvas fracas no estado, que dão início nas áreas de divisa com o RS e se espalham para as demais regiões.4
:: Quer receber gratuitamente notícias por WhatsApp? Acesse aqui
As temperaturas mínimas variam de 10 a 15°C. As máximas ficam entre 20 e 24°C, mas permanecem entre 15 e 20°C nas áreas mais próximas à divisa com o RS.
O sábado, 29 de junho, segue com chuva entre a madrugada e o amanhecer, na região entre o Vale do Itajaí e o norte catarinense, mas ao longo do dia, à medida que a frente fria se afasta, o tempo fica firme em todo o estado, com apenas variação de nebulosidade.
No amanhecer, mínimas entre 5 e 9°C no Grande Oeste e Planalto Sul, e atingindo valores entre 0 e 5°C nos pontos mais altos da Serra. No restante do estado mínimas em torno de 12 a 15°C. As temperaturas máximas não devem passar dos 16°C.
Devido ao frio intenso, há risco moderado para agravamento de doenças cardiorrespiratórias. Ventos de sul com velocidades entre 50 e 70 km/h na costa provocam agitação marítima. São esperadas ondas de 2,5 a 3,5m no Litoral Sul e de 2,5 a 3,0m na Grande Florianópolis litorânea. O risco é moderado a alto para ocorrências relacionadas à agitação marítima.
O frio ganha força no domingo, 30 de junho, com o estabelecimento de uma intensa massa de ar frio e seco em Santa Catarina. Nos pontos mais altos do Planalto Sul e Meio Oeste, devem ser registradas temperaturas negativas. Na faixa litorânea as mínimas marcam entre 6 e 10°C.
Mesmo com o céu aberto, as temperaturas não sobem tanto no decorrer da tarde, com máximas que não passam dos 15°C no estado. O mar segue agitado, com ondas entre 2,0 e 3,0m nas áreas litorâneas entre o Litoral Sul e Grande Florianópolis, mas a tendência é de diminuição da agitação marítima ao longo do dia.