***
O procurador de justiça Fábio de Souza Trajano é o novo chefe do Ministério Público de Santa Catarina (MPSC). O novo Procurador-Geral de Justiça do Estado tomou posse em uma sessão solene, na última segunda-feira, 10 de abril, em Florianópolis, e passa a incorporar as funções administrativas e de execução do cargo mais alto do órgão estadual.
Trajano foi o mais votado da lista tríplice em eleição pelos Procuradores e Promotores de Justiça para a gestão dos próximos anos (2023/2025) e já foi nomeado pelo governador Jorginho Mello. Ele substitui promotor de justiça Fernando da Silva Comin, que ficou à frente do MPSC de 2019 a 2023.
— Gostaria me apresentar como um servidor público com uma longa jornada percorrida no Ministério Público catarinense, mas, assumindo, hoje, um compromisso com o MP do futuro, fundado nos pilares do nosso Projeto Institucional, de inclusão, conectividade e evolução — disse Trajano durante a sessão.
Em seu discurso de posse, o novo chefe do MPSC invocou um minuto de silêncio em respeito às vítimas do ataque ocorrido na creche em Blumenau, na semana passada, e ressaltou o dever do Ministério Público em ser uma "instituição defensora da sociedade, defensora do povo, um verdadeiro ombusdman".
O Procurador-Geral de Justiça anunciou as primeiras ações como PGJ e já designou os quatro Subprocuradores-Gerais de Justiça. Disse ainda que considera implementar novas parcerias e consolidar cada vez mais as já conquistadas.
Citou o fortalecimento da atuação dos Grupos Especiais de Combate Às Organizações Criminosas (GAECOs) e de Combate À Corrupção (GEAC) como prioridades, além da criação do Grupo de Atuação Especializada no Combate à Sonegação Fiscal e Persecução Patrimonial (GAESF), com foco na recuperação de patrimônio de criminosos.
O governador do Estado, Jorginho Mello, o promotor de justiça Alexandre Estefani, presidente da Associação Catarinense do Ministério Público de Santa Catarina (ACMP), e o promotor de Justiça Fernando da Silva Comin, que deixou o cargo de chefia do MPSC, também discursaram na cerimônia.
Quem é o novo Procurador-Geeral de Justiça do MPSC
Fábio de Souza Trajano ingressou no MPSC em janeiro de 1990. Atuou na Comarca de Itajaí como Promotor de Justiça Substituto e como titular nas Comarcas de São Domingos, Trombudo Central, Orleans, São Francisco do Sul, Joinville e Florianópolis. Assumiu, em 2010, o cargo de Procurador de Justiça.
Na administração superior, foi Subprocurador-Geral de Justiça para Assuntos Administrativos; Subprocurador-Geral de Justiça para Assuntos Institucionais; e Subprocurador-Geral de Justiça para Assuntos Jurídicos, último cargo que ocupou antes da nomeação para a Chefia do MPSC.
Fonte: NSC