***
O volume de serviços em Santa Catarina cresceu 5,9% em março, conforme divulgou o IBGE nesta terça-feira, 16 de maio. Com o resultado, o setor chegou a 29,6% acima do nível de fevereiro de 2020 (pré-pandemia) e atingiu o recorde da série histórica, superando o mês anterior.
:: Quer receber notícias, gratuitamente, por WhatsApp? Acesse aqui
Santa Catarina teve o sexto maior resultado entre as 27 Unidades da Federação em março deste ano e o quarto maior impacto no índice do país, atrás de São Paulo (1,8%), Rio de Janeiro (2,8%) e Minas Gerais (3,2%). O índice nacional, que avançou 0,9% em março frente a fevereiro, está 12,4% acima do patamar pré-pandemia.
Serviços crescem 10,4% no ano
O volume de serviços catarinense cresceu 10,4% no acumulado de janeiro a março de 2023, frente ao mesmo período do ano anterior, o sexto melhor resultado do país.
As cinco atividades do setor avaliadas pelo IBGE avançaram no primeiro trimestre. Outros serviços (17,5%) e Serviços prestados às famílias (16,2%) acumulam os melhores resultados no período.
Na sequência aparecem Serviços de informação e comunicação (12,6%), Transportes, serviços auxiliares aos transportes e correio (9,6%), e Serviços profissionais, administrativos e complementares (2,3%).
Atividades turísticas
O volume de serviços das atividades turísticas catarinense teve uma retração de 2% em março, a segunda queda consecutiva. Apesar disso, o turismo está 4,9% acima do patamar pré-pandemia, de fevereiro de 2020.
No primeiro trimestre de 2023, o volume de atividades turísticas cresceu 15,6% no primeiro trimestre de 2023, registrando o terceiro melhor resultado nacional.