Formações são 100% on-line e têm o objetivo de despertar para as carreiras tecnológicas
Jogador profissional de poker on-line, Thiago Sousa, de 29 anos, chegou a ter contrato assinado com grandes times do Brasil, mas decidiu investir no desenvolvimento de sua carreira focada na área de tecnologia. O jovem participou de formações gratuitas oferecidas pelo Senai que visam despertar para as carreiras tecnológicas, além de oferecer ao mercado profissionais qualificados para atender à crescente demanda.
:: Quer receber gratuitamente notícias por WhatsApp? Acesse aqui
“Os cursos do Senai deram um upgrade durante essa transição, além de me ensinar os processos básicos e cruciais das funções que envolvem ‘sucesso do cliente’. Hoje trabalho como consultor especialista, faço vendas técnicas de acabamentos de alto nível. Ainda esse ano, inicio a graduação em gestão de TI”, planeja Thiago, que afirma ter paixão pela área de tecnologia e direciona o desenvolvimento da sua carreira para o setor.
Utan Figueiredo, de 26 anos, mora em Parnamirim, no Rio Grande do Norte, e cursou as formações oferecidas pelo LAB 365 para ter acesso a mais oportunidades de inserção no mercado de trabalho. “Terminei o curso técnico em design para jogos on-line. Acredito que em breve vou conquistar um novo emprego com ajuda dos cursos que fiz no SENAI. O setor de TI por aqui não é muito atrativo, mas é possível prestar serviços para empresas de Recife, São Paulo e estados mais ao sul do país”, prevê.
O emprego nesta área é praticamente garantido e os salários são atrativos - a remuneração média inicial é superior a R$ 4,8 mil, duas vezes e meia maior do que as demais ocupações, segundo análise do Observatório Fiesc.
“Temos oferecido uma série de cursos para qualificar profissionais neste setor, onde a empregabilidade é praticamente garantida. O mapeamento mais recente mostra que precisamos formar 159 mil profissionais por ano até 2025 para atender à demanda em Santa Catarina”, reforça o diretor-regional do Senai, Fabrizio Machado Pereira.
Considerados a jornada inicial da formação no setor, os cursos oferecidos pelo LAB 365, que é a escola digital do Senai, foram desenvolvidos com foco nas demandas do mercado de trabalho. “O ideal é que o estudante conclua todos os cursos oferecidos no programa. Assim, estará apto a assumir diversos desafios na área de tecnologia”, acrescenta Fabrizio.
Para Henrique Blanck, que coordena o LAB 365, ambiente digital do Senai para formações, a tecnologia está revolucionando a forma como as pessoas vivem e trabalham.
“Carreiras em desenvolvimento de sistemas, ciência de dados e sucesso do cliente estão entre as mais promissoras e inovadoras do mercado de trabalho. Para se destacar nestas áreas, o Senai vem oferecendo cursos introdutórios gratuitos para a comunidade”, explica. Entre os temas abordados nos cursos estão tendências do mercado, habilidades e ferramentas utilizadas por profissionais da área.