A chuva volta a ganhar força na quarta-feira, 14 de junho, em especial nas regiões litorâneas até o final do dia
Na segunda-feira, 12 de junho, o tempo permanece chuvoso e frio em Santa Catarina, com máximas que não passam de 15°C em todo o estado.
:: Quer receber gratuitamente notícias por WhatsApp? Acesse aqui
O risco é moderado para ocorrências como alagamentos e deslizamentos. No Oeste e Extremo Sul do Estaco, o tempo permanece fechado e com possibilidade de chuvas fracas a qualquer hora do dia.
Os ventos sopram de direção sul, com intensidade mais forte nas áreas costeiras, o que mantém o mar agitado. Há também possibilidade de congelamento de pista e chuva congelada e congelante na serra catarinense na noite e madrugada.
Na terça-feira, 13 de junho, o tempo encoberto predomina em todo o estado, com possibilidade de chuva a qualquer hora do dia. O frio intensifica ainda mais em Santa Catarina e as temperaturas marcam entre 7°C e 12°C na maior parte do estado.
Há chance de congelamento de pistas na serra catarinense. Os ventos seguem soprando de sul e o mar continua agitado no litoral catarinense, com risco moderado para ocorrências associadas.
A chuva volta a ganhar força na quarta-feira, 14 de junho, em especial nas regiões litorâneas até o final do dia, devido a um aumento de instabilidades na região, somado a umidade que sopra do oceano para o continente.
Por conta da persistência do sistema, o risco é moderado a alto para ocorrências como alagamentos, enxurradas e deslizamentos.
A sensação ainda é de muito frio, com temperaturas abaixo de 15°C em praticamente todas as regiões. Entre o final da noite e madrugada de quinta-feira, um ciclone extratropical começa a se formar na costa de Santa Catarina, o que pode intensificar as chuvas neste período.
No decorrer da quinta-feira, 15 de junho, a formação de um ciclone extratropical intensifica as chuvas e provoca ventos intensos dos planaltos ao litoral catarinense.
Devido aos maiores acumulados previstos e a persistência da chuva, o risco é moderado a alto para alagamentos, enxurradas e deslizamentos. Esta condição persiste até meados da sexta-feira, 16 de junho.
Em relação aos dias anteriores as temperaturas sobem nas áreas litorâneas, se aproximando de 20°C. Com o afastamento do sistema para alto mar, a tendência é de melhora nas condições de tempo, mas as temperaturas ainda permanecem amenas, com sensação de frio nas manhãs e noites.