Formação de uma área de baixa pressão muda o clima
Na sexta-feira, 07 de juho, a formação de uma área de baixa pressão no litoral do RS e de uma frente fria sobre o estado gaúcho favorece o aumento das nuvens nas áreas de divisa entre o RS e SC, com chance de chuva isolada. No Litoral Sul há chance de pancadas de chuva isoladas com trovoadas a partir da tarde.
:: Quer receber gratuitamente notícias por WhatsApp? Acesse aqui
O risco é baixo para ocorrências relacionadas às chuvas e aos temporais bem isolados. Nas demais regiões, dia com sol a algumas nuvens. À tarde, as temperaturas máximas chegar aos 26°C. Vento com fraca a moderada intensidade, de direção noroeste/norte em boa parte de SC e de sudoeste a sudeste no Litoral Sul. Mar calmo, com ondas de direção leste e altura de até 1,0 m em todo litoral catarinense.
No sábado, 08 de julho, a frente fria avança por SC ao mesmo tempo que a área de baixa pressão no mar se intensifica e se torna um ciclone extratropical. Com isso, as pancadas de chuva acompanhadas de trovoadas já começam na madrugada do Extremo Oeste ao Litoral Sul.
Entre a manhã e tarde, a chuva se desloca em direção às demais regiões. O risco é baixo a localmente moderado para ocorrências relacionadas às chuvas, como alagamentos.
Amanhecer com temperaturas de 15 a 18°C. À tarde, as máximas não passam de 16 a 19°C. Vento de quadrante norte passando para sul, com moderada intensidade.
Rajadas de ventos (de 40 a 60 km/h) em boa parte do estado, em torno de 65 km/h (pontualmente podendo ser mais intenso) na faixa litorânea. Com isso, o mar fica agitado no Litoral Sul e Grd. Fpolis. Litorânea, com ondas de direção sudeste e altura de 2,0 a 2,5 m e chance de ressaca. O risco é baixo a moderado para ocorrências relacionadas aos ventos e a agitação marítima.
No domingo, 09 de julho, a frente fria se afasta de SC, mas o transporte de umidade do mar em direção ao continente e a formação de um cavado (área alongada de baixa pressão) favorecem a variação de nuvens (intercalando com períodos em que o sol aparece), com chance de chuva isolada, mal distribuída e de fraca intensidade no estado.
No litoral, a chuva pode ocorrer a qualquer momento do dia, enquanto que nas demais áreas a chuva deve ocorrer entre a tarde e noite. Amanhecer com temperaturas de 10 a 15°C em boa parte de SC. À tarde, as máximas não passam dos 20°C no litoral e de 13 a 17°C nas demais áreas.
Vento de sudeste passando para nordeste no decorrer do dia, com fraca a moderada intensidade. Rajadas de ventos ocasionais, principalmente no Litoral Sul (de 30 a 45 km/h). Não há riscos de ocorrências meteorológicas.
A segunda-feira, 10 de julho, será marcada pela atuação de cavados associados ao fluxo de umidade, o que deixa o dia com variação de nuvens com chance de chuva a qualquer hora do dia.
A partir da noite, com a formação de uma nova frente fria entre SC, RS e o seu deslocamento pelo mar no decorrer da terça-feira, 11 de julho, mantém o dia com variação de nuvens (intercalando com períodos em que o sol aparece) e com previsão de chuva em boa parte do estado.
As temperaturas máximas ficam amenas em grande parte de SC, não passando dos 20°C no Litoral Sul, Grd. Florianópolis, Planalto Sul e variando de 21 a 25°C nas demais regiões do estado.