***
O Conselho das Federações Empresariais de Santa Catarina (Cofem) reúne-se nesta próxima terça-feira, 11 de abril, com o presidente da Câmara dos Deputados, Arthur Lira, em Brasília.
:: Quer receber notícias, gratuitamente, por WhatsApp? Acesse aqui
No encontro, agendado para 16h, os presidentes das entidades empresariais abordarão pautas decisivas para criar um ambiente mais favorável ao desenvolvimento econômico e social.
A valorização da independência entre os Poderes, as reformas tributária e administrativa (com foco em redução do gasto público), a atualização da tabela do Simples, as plataformas de e-commerce e a preocupação com o direito à propriedade no campo são alguns dos temas que estarão em pauta.
A coordenadora do Fórum Parlamentar Catarinense, deputada Caroline de Toni, também participará da reunião.
À noite, os presidentes das federações empresariais terão encontro de integração com os deputados e senadores catarinenses, onde um dos temas em discussão será a infraestrutura de transportes catarinense, especialmente a rodoviária. O governador Jorginho Mello também confirmou presença.
O Cofem pede ainda vigilância para evitar retrocessos em áreas essenciais, nas quais o País registrou conquistas importantes em passado recente, como a modernização da legislação trabalhista e a independência do Banco Central.
A pauta para as duas reuniões foi alinhada em encontro realizado nesta segunda-feira, 10 de abril, na sede da Federação das Câmaras de Dirigentes Lojistas (FCDL), em Florianópolis.
No encontro também foi discutida a reforma tributária, com o empresário Miguel Abuhab, que defende um modelo automático de cobrança de IVA (Imposto sobre Valor Agregado).
Para ele, entre as questões centrais que precisam ser consideradas na reforma, está o fim da cumulatividade, que retira a competitividade das empresas brasileiras, especialmente as industriais.
No encontro, o presidente da Associação Catarinense de Emissoras de Rádio e Televisão (Acaert), Fábio Bigolin, também destacou as principais iniciativas da entidade para fortalecer o setor de comunicação catarinense.
Além da FCDL, integram o Cofem as federações das Indústrias (Fiesc), do Comércio (Fecomércio), da Agricultura (Faesc), dos Transportes (Fetrancesc), das Associações Empresariais (Facisc), das Micro e Pequenas Empresas (Fampesc), além do Sebrae-SC.