O aumento de nuvens ocorre no decorrer da manhã desta sexta, 18
Na sexta-feira, 18 de agosto, o tempo muda em SC, com aumento de nuvens no decorrer da manhã e condições para chuva e temporais isolados a partir do início da tarde, com a chegada de uma frente fria. A chuva começa pelas áreas de divisa com o RS e se estende para as demais regiões até o final do dia.
:: Quer receber gratuitamente notícias por WhatsApp? Acesse aqui
Por alguns momentos a chuva ocorre de forma intensa e acompanhada por temporais com raios, rajadas de vento e granizo, o que deixa o risco moderado a alto para ocorrências associadas aos temporais.
À tarde, as temperaturas máximas variam entre 27 e 30°C em praticamente todo estado, superando este valor no Litoral Sul, onde se aproximam dos 34°C. O vento ganha força, sobretudo do Oeste aos Planaltos, onde apresenta intensidade moderada (35 a 40km/h) e rajadas fortes, acima de 70 km/h, com risco baixo a moderado para ocorrências relacionadas a destelhamentos, quedas de galhos de árvores e interrupção de energia elétrica.
O sábado, 19 de agosto, começa com tempo instável e com chuva do centro ao norte do estado, mas no decorrer da manhã uma massa de ar seco e frio estabiliza o tempo e o sol volta a aparecer. O risco é baixo para ocorrências relacionadas às chuvas.
As temperaturas declinam em relação aos dias anteriores e as mínimas no amanhecer oscilam de 5 e 9°C na Serra, entre 14 a 17°C no litoral. À tarde com a presença do sol as máximas se aproximam dos 20°C na maior parte do estado.Vento de direção sudoeste a sul, fraco a moderado e com rajadas variando entre 50 e 60km/h, principalmente na madrugada e do centro ao leste do estado.
Mar agitado do Litoral Sul até a Grande Florianópolis, com ondas de sul/sudeste entre 1,5m e 2,0m e picos de até 2,5m, com risco baixo a moderado para ocorrências associadas à agitação marítima.
No domingo, 20 de agosto, tempo firme e predomínio de sol na manhã em todas as regiões. No decorrer da tarde, áreas de instabilidade se formam no PR e recuam para SC.
O frio aumenta e as mínimas no amanhecer atingem valores abaixo de 0°C nos Planaltos e no Meio-Oeste. Nas demais regiões, mínimas entre 5 e 9°C. Há condições favoráveis para formação de geada ampla no estado.
À tarde as máximas oscilam entre 21 e 24°C na maioria das regiões. O vento vira novamente para o quadrante nordeste/noroeste, com rajadas de 35 a 50km/h do Oeste ao Litoral Sul.
O mar passa a apresentar agitação localizada, provocada pelo vento nordeste, com ondas de sudeste a leste, com picos próximos a 2,0m no Litoral Sul e Grande Florianópolis e entre 1,0m e 1,5m no restante do litoral. O risco é baixo a moderado para ocorrências associadas à agitação marítima.