O transporte de ar quente associado à condição pré-frontal favorece rajadas de vento dos quadrantes norte/noroeste
Entre a tarde desta quinta-feira, 23 de maio, e a manhã de sexta-feira, 24 de maio, Santa Catarina estará sob a influência de uma frente fria que se aproxima, que favorece a formação de pancadas de chuva com trovoadas e temporais acompanhados de raios, rajadas de vento, queda de granizo e chuva intensa em curto período de tempo.
:: Quer receber gratuitamente notícias por WhatsApp? Acesse aqui
Os temporais terão início nas áreas de divisa com o Rio Grande do Sul na tarde desta quinta-feira, e avançam para as demais regiões do estado entre a noite de quinta e a manhã de sexta-feira.
As áreas identificadas em laranja no mapa estão com risco alto para ocorrências como destelhamentos, quedas de galhos e árvores, danos na rede elétrica e alagamentos. Já nas áreas em amarelo, o risco é considerado moderado.
A Secretaria de Estado da Proteção e Defesa Civil de Santa Catarina (SDC) recomenda que a população fique atenta às atualizações meteorológicas e tome as devidas precauções para minimizar os impactos dos fenômenos climáticos adversos esperados para o dia.
Monitoramento meteorológico
De acordo com o Monitoramento e Alerta da Secretaria de Estado da Proteção e Defesa Civil, nesta quinta-feira, 23, a aproximação de uma nova frente fria no Extremo Oeste e Oeste catarinense, provoca um aumento na quantidade de nuvens e chuvas.
As temperaturas em Santa Catarina variam significativamente, com os termômetros marcando entre 22°C e 27°C no Grande Oeste, Médio Vale e áreas litorâneas, enquanto nos planaltos e no Alto Vale do Itajaí as temperaturas oscilam entre 16°C e 23°C.
O transporte de ar quente associado à condição pré-frontal favorece rajadas de vento dos quadrantes norte/noroeste, que podem atingir velocidades entre 50 km/h e 70 km/h, com pontuais acima entre o Grande Oeste e a Serra.