A grande final da competição está marcada para o dia 22 de março
A bola vai rolar para o Campeonato Catarinense de 2025 a partir da tarde deste sábado, 11 de janeiro.
:: Quer receber gratuitamente notícias por WhatsApp? Acesse aqui
Ao todo, 12 equipes vão em busca do topo do estadual, que dá vaga ao campeão e ao vice na milionária Copa do Brasil do próximo ano.
Além disso, os três melhores classificados sem divisão permanente se classificam para a Série D do Campeonato Brasileiro de 2026.
Assim como em 2024, na primeira fase os 12 clubes se enfrentam em turno único. Os oito primeiro avançam às quartas de final, enquanto os dois últimos serão rebaixados à segunda divisão.
Nas quartas de final, as equipes se enfrentam em jogo único (1º x 8º, 2º x 7º, 3º x 6º e 4º x 5º), com as equipes de melhor campanha na primeira fase tendo o direito de fazer essa partida em casa. Em caso de empate no tempo normal, a decisão da vaga será nos pênaltis.
A fórmula se repete na semifinal: jogo único com as equipes de melhor campanha tendo o direito de jogar em casa. Em caso de empate, pênaltis.
Apenas na final o formato é diferente. Os dois finalistas se enfrentam em jogos de ida e volta, com a equipe de melhor campanha fazendo o jogo de volta em seu estádio.
Além disso, o time de melhor campanha também tem o direito de jogar por dois resultados iguais na soma dos placares para conquistar o título, sem a necessidade de uma disputa por pênaltis.
A grande final da competição está marcada para o dia 22 de março, um sábado.
O Cricíuma é o atual bicampeão da competição (2023 e 2024). Já Avaí e Figueirense são os maiores campeões estaduais com 18 taças cada.
Confira os clubes que irão disputar o campeonato:
- Avaí
- Barra F. C.
- Brusque
- Caravaggio
- Chapecoense
- Concórdia
- Criciúma
- Figueirense
- Hercílio Luz
- Joinville
- Marcílio Dias
- Santa Catarina